(Do Sr. Deputado Roosevelt)
Reconhece e apresenta votos de louvor ao Sargento Wagner Martino, do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) ao salvar a vida de um homem que sofreu parada cardiorrespiratória em um restaurante no Lago Sul.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor ao Sargento Wagner Martino, do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) ao salvar a vida de um homem que sofreu parada cardiorrespiratória em um restaurante no Lago Sul.
JUSTIFICAÇÃO
No dia 20 de novembro, um policial militar de folga demonstrou coragem e determinação ao salvar a vida de um homem que sofreu uma parada cardiorrespiratória em um restaurante no Lago Sul. Enquanto o homem desmaiava, o sargento Wagner Martino, do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop), estava presente e agiu de forma imediata.
Com conhecimentos e habilidades em primeiros-socorros, o Sargento Martino realizou uma massagem cardíaca por aproximadamente 15 minutos, tempo suficiente para manter a vítima viva até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A rápida resposta e ação decisiva do policial foram essenciais para preservar a vida do homem.
Após receber atendimento médico por 30 minutos, o homem foi encaminhado para a UTI do Hospital Santa Lúcia, onde permanece em observação. A família da vítima expressou profunda gratidão ao Sargento Wagner e à Polícia Militar pela capacidade de seus policiais em não apenas combater o crime, mas também salvar vidas.
Diante desse relato de ato heroico, verifica-se o comprometimento e a dedicação dos policiais militares do Distrito Federal em proteger a vida e o bem-estar da população. Assim, esta Casa Legislativa não poderia se furtar do dever de enaltecer e estimular condutas como a praticada, visto que o poder público tem um só norte, servir à sociedade.
Entendo que esta casa tem o dever de reconhecer esse brilhante profissional que cumpriu o juramento ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".
Este parlamentar sendo oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos, complexidade e importância que envolvem a profissão do servidor de segurança pública, bem como do comprometimento dos profissionais em exercer com maestria suas funções, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento do ato de bravura cometido pelo brilhante Policial Militar sargento Wagner Martino, do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop).
Sala das Sessões, em …
Deputado Roosevelt
PL