(Autoria: Deputada Dayse Amarilio)
Manifesta votos de louvor e parabeniza por ato de bravura as Policiais Militares do Distrito Federal, abaixo descritas, feridas durante os atos do dia 8 de janeiro de 2023 na Esplanada dos Ministérios.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, tenho a honra de propor esta Moção aos nobres pares para manifestar votos de louvor e parabenizar por ato de bravura as Policiais Militares do Distrito Federal, abaixo descritas, feridas durante os atos do dia 8 de janeiro de 2023 na Esplanada dos Ministérios, a saber:
2° TEN QOPM JULIE ANE PEREIRA DOS SANTOS
2º SGT QPPMC VANESSA DANTAS DE ANDRADE FRAGOSO
CB QPPMC JACQUELINE ALVES DA SILVA
SD QPPMC SAMARA LIMA DE ARRUDA
SD QPPMC BETINA TAVARES ÁVILA
SD QPPMC MONICA LIMA LOPES HOUSE
SD QPPMC MARCELA DA SILVA MORAIS PINNO
SD QPPMC CAROLINE DOS SANTOS LOPES
SD QPPMC KAROLINE THAÍS DA SILVA SOUSA
SD QPPMC BRUNA RIBEIRO TELES DE LIMA
SD QPPMC AGATHA APARECIDA RODRIGUES MOREIRA
JUSTIFICAÇÃO
No contexto do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, quando a sociedade é chamada a refletir sobre direitos, igualdade, melhores condições de trabalho e inclusão, faz-se necessário o reconhecimento das policiais militares acima mencionadas que, com coragem e dedicação, quebram barreiras e ajudam na construção de um país mais justo.
A presente proposição tem por objetivo homenagear essas policiais militares que, com comprometimento, dedicação e profissionalismo, agiram durante o ato terrorista do dia 8 de janeiro de 2023 na Esplanada do Ministérios e acabaram sendo feridas.
O referido dia foi marcado por violência, desrespeito e retrocesso. O país acompanhou perplexo um ataque às instituições e aos seus representantes democraticamente eleitos. A depredação no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal poderia ter causado um prejuízo ainda maior se não fosse a intervenção de nossas policiais militares que não hesitaram em cumprir a missão de proteger vidas e o patrimônio público.
Apesar de alguns avanços, a presença da mulher em algumas áreas, como a da segurança pública, é ainda muito pequena. Neste sentido, é notória a importância dos serviços prestados por essas militares, merecendo homenagens e reconhecimento desta Casa de Leis.
Assim, rogo o apoio dos ilustres Parlamentares para a aprovação da presente Moção.
Sala de Sessões, em .
DEPUTADA Dayse Amarilio
PSB/DF