Moção de repúdio ao ato de apoio ao grupo Hamas, gravado em Brasília, no dia 10 de outubro de 2023
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares Moção de Repúdio ao ato de apoio ao grupo Hamas, gravado em Brasília, no dia 10 de outubro de 2023.
JUSTIFICAÇÃO
As fortes imagens da invasão de Israel pelos terroristas do Hamas chocaram o mundo e evidenciaram o terrível ataque orquestrado pelo grupo, que não reconhece Israel como Estado e reivindica de forma violenta seu território para a Palestina.
O ato de horror partiu da Faixa de Gaza com o envio de mais de 2,5 mil foguetes e militantes armados invadindo barreiras do território israelense, fazendo reféns, provocando centenas de mortes e deixando milhares feridos e desabrigados.
Em meio a este contexto deplorável, onde a dignidade da vida e direitos fundamentais de homens, mulheres, crianças e idosos estão sendo esmagados pelo Hamas, nos deparamos com um vídeo com gritos de louvor ao citado grupo, gravado em Brasília, em frente a biblioteca nacional, no último dia 10 de outubro, materializando explícito ato de apologia ao terrorismo. As imagens podem ser acessadas por meio de um perfil público, no link do Youtube https://www.youtube.com/watch?v=I_i7IAGXVOw.
Vale ressaltar que diante do cenário internacional instável em função dos ataques ocorridos, tal atitude expõe a perigo a ordem pública e as representações diplomáticas brasileiras.
Ante o exposto, manifestamos nosso repúdio ao confronto e aos apoiadores do terror no ato de Brasília.
Documento assinado eletronicamente por JOAQUIM DOMINGOS RORIZ NETO - Matr. Nº 00167, Deputado(a) Distrital, em 11/10/2023, às 16:07:00 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site