(Autor: Deputado ROOSEVELT - PL)
Reconhece e apresenta votos de louvor ao Tenente-Coronel QOPM/RR Josilei Gonçalves de Freitas, matrícula 50242-1, pela destreza e profissionalismo demonstrados quando fez um pouso forçado após pane no sistema da aeronave, salvando a vida dos tripulantes.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Nos termos do artigo 144 do Regimento Interno desta Casa, tenho a honra de propor esta Moção para parabenizar e apresentar votos de louvor ao Tenente-Coronel QOPM/RR Josilei Gonçalves de Freitas, matrícula:50242-1, pela destreza e profissionalismo demonstrados quando fez um pouso forçado após pane no sistema da aeronave, salvando a vida dos tripulantes.
JUSTIFICAÇÃO
O Tenente-Coronel QOPM/RR Josilei Gonçalves de Freitas, comandante da aeronave do tipo helicóptero, modelo Ec120, desaparecida na quarta-feira (16/08/2023) na Floresta Amazônica e que foi encontrada no sábado (19/08/2023), informou que fez um pouso forçado após uma pane no sistema da aeronave. Além do piloto, estavam na aeronave o mecânico Gabriel Silva Serra e o engenheiro civil José Francisco Pereira Vieira, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O helicóptero desapareceu na última quarta-feira após sair da base Bona, na Aldeia Maritepu, Terra Indígena Parque do Tumucumaque, no Pará. A aeronave foi encontrada por volta das 10h da manhã de sábado, próximo ao Rio Itapuru, ao sudoeste de Pedra Branca do Amapari, já no estado do Amapá. Os três tripulantes chegaram às 15h20 deste sábado na capital Macapá. Todos eles receberam atendimento no Hospital de Emergência (HE).
Um vídeo gravado dentro da mata pelo piloto, Tenente-Coronel Josilei Gonçalves de Freitas, mostra a equipe e como ficou o estado do helicóptero após o pouso forçado. “A aeronave teve quebra geral mesmo, mas consegui colocar ela para que a árvore amortecesse a queda e a gente não sofresse danos físicos”, comemorou.
O Tenente-coronel descreveu também o local, e apesar de não saber onde estão, ele se mostrou estar aliviado de ter a situação controlada e sem fogo no local.
“Estamos na beira de um rio, ainda não sei qual é, não consegui localizar, mas sem fogo, sem nada, tudo foi cortado. Foi uma pane catastrófica, perdemos rotação de motor. Embora o painel nada apresentou, somente o indicador de RPM, que foi reduzido e tocando a buzina. Procurei um local de pouso, mas como é selva não tem local de pouso”, explicou.
Esse parlamentar trabalhou como Tripulante Operacional por muitos anos no Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, motivo pelo qual entende perfeitamente a perícia e precisão que o militar teve ao conseguir realizar esse pouso forçado em área de mata fechada, preservando a vida de toda a tripulação, pois a maioria dos acidentes dessa natureza terminam de maneira trágica.
Por todo o exposto, entendo que esta casa tem o dever de reconhecer esse brilhante profissional altamente capacitado que cumpriu o juramento ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal: "Ao ingressar na Polícia Militar do Distrito Federal, prometo regular minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da comunidade, mesmo com o risco da própria vida".
Este parlamentar como legítimo representante da segurança pública, por ser oriundo do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, conhecedor dos riscos, complexidade e importância que envolvem a profissão do servidor de segurança pública, em especial os envolvendo a atividade aérea no caso concreto, tem o dever e a honra em propor o reconhecimento do ato de muita destreza e profissionalismo demonstrado pelo Tenente-Coronel QOPM/RR Josilei Gonçalves de Freitas, que conseguiu evitar uma tragédia ao utilizar toda sua técnica, podendo voltar para sua casa e abraçar seus familiares, e tendo o sentimento de dever cumprido, pois possibilitou que os demais tripulantes também pudessem voltar para suas famílias que tanto os ama.
Sala das Sessões, em
DEPUTADO ROOSEVELT
PL