(Do Deputado RICARDO VALE - PT)
Manifesta louvor às mulheres Maria das Dores Fonseca Goes, Ivonete Ribeiro dos Santos e Ivone Santos da Silva pelos relevantes serviços prestados às causas das mulheres.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Com base no art. 144 do Regimento Interno, sugiro a esta Casa aprovar moção de louvor, com o teor abaixo, às mulheres Maria das Dores Fonseca Goes, Ivonete Ribeiro dos Santos e Ivone Santos da Silva, pelos relevantes serviços prestados às causas sociais, voltadas especialmente para a luta das mulheres contra o machismo e a discriminação:
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, por iniciativa do Deputado Ricardo Vale, manifesta louvor às mulheres Maria das Dores Fonseca Goes, Ivonete Ribeiro dos Santos e Ivone Santos da Silva.
As causas pelas quais lutam as mulheres todos os dias são contínuas, incessantes e essenciais para vencer o atraso secular em que ainda nos encontramos em pleno século XXI.
Infelizmente, ainda temos de conviver com o machismo, com a discriminação e com aqueles que ainda estão na época em que o marido era considerado legalmente o chefe da sociedade conjugal e, como tal, com “poderes” para mandar e desmandar em suas esposas e companheiras.
Felizmente, não faltam mulheres valorosas que levantam sua voz para dizer não à predominância masculina e, ao mesmo tempo, promover e destacar a importância da mulher na sociedade e a urgente necessidade de tornar concreta a isonomia que deve haver entre nós, não só a isonomia formal assegurada no texto constitucional, mas principalmente a isonomia nas oportunidades e a isonomia no acesso aos principais cargos da República na condução dos destinos de nossa sociedade.
Entre essas mulheres guerreiras e dispostas a mudar a cara da sociedade estão Maria das Dores Fonseca Goes, Ivonete Ribeiro dos Santos e Ivone Santos da Silva, que diariamente contribuem nessa luta e na formulação de políticas voltadas para as mulheres, principalmente para aquelas que mais precisam de apoio e que sofrem os infortúnios de ter companheiros machistas e despreparados para o convívio respeitoso e harmonioso que deve haver em todos os relacionamentos, especialmente – e com muito mais razão – nas relações afetivas.
JUSTIFICAÇÃO
As mulheres Maria das Dores Fonseca Goes, Ivonete Ribeiro dos Santos e Ivone Santos da Silva estão sendo indicadas para receber a moção de louvor na semana legislativa pela mulher, programada pela Escola do Legislativo.
Maria das Dores Fonseca Goes ou simplesmente Mara Goes iniciou sua trajetória na luta contra a ditadura e pela democratização do País, nas décadas de 70 e 80. Foi uma militante atuante nos movimentos sociais de base, na criação e consolidação do MST e na defesa da esquerda e da democracia no Brasil e América Latina.
Seu engajamento político tornou-a uma pessoa extremamente respeitada e destacada na história de Brasília e do Brasil. Foi uma valente guerreira nas eleições de Paulo Tadeu e também nas minhas eleições, com um jeitinho todo especial e preciso no modo de abordar os mais variados assuntos, especialmente os das causas das mulheres.
Ivone Santos da Silva é maranhense, mas, como tantas nordestinas, veio para Brasília em busca de um futuro melhor para a família. Farmacêutica formada pela UnB, sempre teve no coração a vontade de fazer algo pelas pessoas que precisam de assistência.
Sua atuação política teve início em associações na cidade do Sol Nascente para assistência a pessoas vulneráveis, viabilizando acesso à assistência social. No Conselho de Segurança, também esteve na luta por aproximação das forças de segurança e diversos órgãos da comunidade, para viabilizar e democratizar o acesso dos serviços públicos a todos os cidadãos.
Ivonete Ribeiro dos Santos, bacharel em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais e terapeuta comunitária, trabalha há mais de 20 anos na Associação das Mulheres de Sobradinho II, com vítimas de violência doméstica, onde promove o acolhimento de mulheres, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Seu objetivo central é resgatar os valores morais e sociais, bem como o bem-estar e empoderamento de todas as pessoas que precisam de apoio para superar os percalços da vida e dar continuidade aos seus planos existenciais na busca de uma vida melhor, com paz e felicidade.
Por essas razões, sugiro a aprovação da moção de louvor aqui apresentada.
Sala das Sessões, 30 de maio de 2023.
RICARDO VALE
Deputado Distrital – PT