(Do Sr. Deputado Chico Vigilante)
Moção de Louvor em Sessão Solene durante 4ª Semana Legislativa pela Mulher, a ser realizada no dia 1º de junho 2023, às 16h no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal, às agraciadas abaixo descritas.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares que esta Casa de Leis manifeste Votos de Louvor em Sessão Solene durante 4ª Semana Legislativa pela Mulher , a ser realizada no dia 1º de junho 2023, às 16h no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal , às agraciadas a seguir:
1 - Erika Jucá Kokay - Deputada Federal;
2 - Maura Alves de Miranda Feitosa - 2ª Secretária de Imprensa e Secretaria de Mulher da Confederação Nacional dos Vigilantes & Prestadores de Serviços - CNTV;
3 - Maria de Jesus de Oliveira - Tia Zélia - empresária do ramo de restaurantes.
JUSTIFICAÇÃO
Venho por meio desta justificar a proposta de Moção de Louvor em reconhecimento e apreço às mulheres que têm prestado relevantes serviços à população do Distrito Federal.
A deputada Erika Kokay Presidiu o Sindicato dos Bancários de Brasília entre 1992 e 1998 e a Central Única dos Trabalhadores-DF de 2000 a 2002.
Filiada ao PT desde 1989, disputou sua primeira eleição em 1998 para deputada distrital , porém logrou êxito apenas no pleito de 2002, elegendo-se como a 11ª mais votada. Em 2006, reelegeu-se ao mesmo cargo.
Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, presidiu as Comissões de Direitos Humanos, e a de Defesa dos Direitos do Consumidor. Foi por duas vezes, 2005 e 2009, líder da bancada do PT.
Elegeu-se Deputada Federal, em 2010, com a quinta maior votação do DF (são 8 vagas disponíveis), quando obteve 72.651 votos. Em 2014, foi reeleita para seu segundo mandato. Em 2018, foi reeleita para o terceiro mandato, sendo a segunda candidata mais votada no Distrito Federal. Em 2022, foi reeleita para o quarto mandato como Deputada Federal pelo Distrito Federal com 146.092 votos.
Maria Alves de Miranda Feitosa é uma sindicalista atualmente ocupando a Segunda Secretaria de Imprensa do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal e também Secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Vigilantes. Sempre esteve à frente das lutas em defesa dos direitos das mulheres na sua categoria, tem um trabalho incansável pela igualdade e inclusão das mulheres nos postos de trabalho que tradicionalmente são ocupados por homens.
Maria de Jesus de Oliveira - Tia Zélia baiana de Buritirama cresceu na roça, onde viveu até os 18 anos, lá cozinhava só o trivial, feijão e carne. Aprendeu a cozinhar mesmo em Brasília, ela chegou à capital federal em 1976, quando já tinha três filhos, deixados um com a mãe. Veio de caminhão para ficar com o pai de seus filhos, que tinha vindo trabalhar em Brasília. Na Capital teve mais duas filhas. Dona Zélia tinha uma cantina e percebeu que podia ir além, não foi preciso ensinar, apenas observando aprendeu rápido, e, depois de dois meses, já estava cozinhando para encarregados que trabalhavam em obras na Esplanada, onde se aperfeiçoou.
Hoje o restaurante da Tia Zélia é uma referencia na cidade, onde recebe diariamente centenas de pessoas que buscam boa comida e um ambiente agradável.
Pela dedicação, competência e impacto positivo dessas mulheres na população do Distrito Federal, é que prestamos essa justa homenagem.
A Moção de Louvor tem o objetivo de expressar nosso reconhecimento, respeito e agradecimento, destacando a importância e ao mesmo tempo incentivar outras mulheres a seguirem seus passos.
Pelo exposto, conclamo aos nobres pares apoio e aprovação da presente proposição e que a mesma seja entregue em Sessão Solene durante 4ª Semana Legislativa pela Mulher , a ser realizada no dia 1º de junho 2023, às 16h no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, pelos relevantes serviços prestados à população do Distrito Federal.
Sala das Sessões, 26 de maio de 2023.
CHICO VIGILANTE
Deputado Distrital