(Do Senhor Deputado ROGÉRIO MORRO DA CRUZ)
Manifesta votos de louvor aos Policiais Militares que especifica, pelo pronto atendimento à ocorrência e correta aplicação de procedimentos de primeiros socorros que salvaram a vida de criança recém-nascida vítima de engasgamento na Região Administrativa de São Sebastião (RA-XIV).
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Nos termos do art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos Nobres Pares manifestar votos de louvor e parabenização aos Policias Militares abaixo relacionados, pelo pronto atendimento à ocorrência e correta aplicação de procedimentos de primeiros socorros que salvaram a vida de criança recém-nascida vítima de engasgamento na Região Administrativa de São Sebastião (RA-XIV):
2º Sargento BRÍCIO MICAELLES DE ARAÚJO CORREIA, Matrícula: 74.088/8
2º Sargento FABIO GENTILLI NASCIMENTO, Matrícula: 199929/X
Soldado MARCEL VARELLA ALBUQUERQUE MAGALHÃES GUERRA, Matrícula: 737.048/2
JUSTIFICAÇÃO
No dia 1/5/2023, uma equipe de polícia em patrulha no bairro Vila Nova, Região Administrativa de São Sebastião (RA-XIV), recebeu um pedido de socorro de cidadão, que estava dirigindo seu veículo ao lado da esposa e de sua filha recém-nascida de 1 mês. A criança estava engasgada e sem respirar, ficando arroxeada.
O comandante da equipe, o 2º Sargento da PMDF Brício Micaelles de Aráujo Correia, iniciou a Manobra de Heimlich adaptada para bebês imediatamente, enquanto outro patrulheiro tentou obter ajuda do Corpo de Bombeiros, sem sucesso.
A equipe então decidiu levar a criança e a mãe com urgência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião, para que a criança recebesse de cuidados médicos especializados. Durante o trajeto, a equipe continuou a manobra de salvamento.
Ao chegarem na UPA, a equipe foi recebida por enfermeiros que encaminharam imediatamente a criança para o médico de plantão, que a examinou e relatou que se a equipe policial não tivesse agido rapidamente, a criança poderia ter morrido, pois ela estava roxa. Felizmente, a situação foi resolvida no local e a recém-nascida começou a chorar assim que recebeu cuidados médicos adequados.
A atitude dos Policiais Militares, ao agirem rapidamente, contribuiu diretamente para o salvamento da vida da criança recém-nascida que estava engasgada, segundo as informações médicas. Todo servidor público que age corretamente e contribui para o bem-estar da população deve ser valorizado e parabenizado, especialmente quando tais situações salvam e protegem vidas.
Além disso, o esforço heroico dos PMs servem como exemplo a todos os profissionais que trabalham para proteger a sociedade e reforça a importância do treinamento, preparação e formação continuada para situações de emergência.
Assim, a presente Moção de Louvor tem como objetivo expressar o reconhecimento desta Casa Legislativa aos Policiais Militares, pelos serviços prestados à comunidade e pelo ato realizado na defesa da vida da criança.
Sala das Sessões, em …
Deputado ROGÉRIO MORRO DA CRUZ
Autor