(Do Sr. Deputado João Cardoso)
Manifesta votos de louvor às pessoas que especifica, pelo interesse e engajamento na Campanha da Fraternidade de 2023 que tem como tema Fraternidade e Fome.
Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 144 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres pares manifestar votos de louvor às pessoas que especifica, pelo interesse e engajamento na Campanha da Fraternidade de 2023 com o tema Fraternidade e Fome.
Alice de Carvalho Fernandes
Amanda Côrtes de Oliveira Ferreira
Ana Beatriz de Souza Camera
Anna Catharina Braggion Moreira
Daniel Alfinito Lins
Daniel Oliveira Alves
Eduardo Lopes Perroni
Gabriel Moretti de Siqueira
Giovanna Maria Alves Ferreira
Isabela Jarjour Jardim Cavalcante
Isabela Mamede John
Isabela Ribeiro Botelho de Sousa Troncha
Isabelle Leite Santos Sena
Joana Rosane Lopes
João Paulo Cavalcanti Araújo Gontijo Nóbrega
João Pedro Vieira Gaia Dourado de Azevedo
Júlia Maria Machado Borges
Júlia Meireles de Aragão Motta
Júlia Munhoz da Costa Viana
Laís Lima de Souza Canuto
Lara Boaventura Stanziona Viggiano
Larissa Cordeiro Silveira
Lauro Henrique Christakou Vieira
Lívia da Silva Fontana
Lúcio Pereira Mauger Santana
Luísa Torres de Carvalho Ladeira
Luiza Almendra Mesquita
Manuela Fagundes Furlan
Marcela Martins da Silva
Maria Farnese Dias de Assis Lima
Maria Fernanda de Carvalho Oliveira
Maria Luiza Góes Gurgel
Mateus Carlos Barcelos
Mateus Vilas Bôas Iwano
Pedro Alcântara Farias de Sousa Lima
Pedro Amaral Santana Terzella
Rafael Pacheco Rodrigues
Rafaela Trigo de Loureiro
Rodrigo Robles Aquino
Vitória Luisa Santos Resende
JUSTIFICAÇÃO
Tivemos no dia 15 de março de 2023 uma Sessão Solene em homenagem à Campanha da Fraternidade 2023, que reuniu diversas pessoas da sociedade que falaram do tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16).
A Campanha da Fraternidade nasceu como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus. Este ano o tema convida a perguntar, no espírito quaresmal, “por que muitas pessoas na face da terra experimentam o flagelo da fome”.
Recordando o lema – “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16) – o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), dom Joel Portella Amado, motiva a união e o empenho para mudar a realidade. Ele diz que “diante de tanto sofrimento, diante de tanta dor, quando a impossibilidade vem até nós, nos assustamos. Mas, quando nós nos unimos, colocamos todo nosso empenho naquilo que nós temos e apresentamos a Jesus, o milagre acontece. Assim como aquela multidão foi alimentada por aquela quantidade pequena de pães e de peixes – expressando a presença messiânica de Jesus, na ideia da fartura, do banquete – nós somos convidados a nos colocar diante de Jesus e também transformar o nosso coração, transformar a nossa solidariedade.”
As pessoas que estão sendo homenageadas com esta Moção de Louvor são estudantes que se interessaram pelo tema e estão engajados na construção de um Brasil melhor.
Assim sendo, conclamo os nobres pares a manifestarem votos de louvor às pessoas que de alguma maneira se encontram inseridas neste tema.
Sala das Sessões, em …
Deputado joão cardoso