(Autoria: Deputado Eduardo Pedrosa)
Parabeniza e manifesta votos de Aplausos e Louvor ao Jornalista GUILHERME VICENTE MORAIS DE ARAUJO por sua significativa contribuição à sociedade da brasileira por meio da publicação da obra Raros - Histórias que Transformam.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal:
Com base no art. 141 do Regimento Interno desta Casa, proponho aos nobres Pares parabenizar e manifesta votos de Aplausos e Louvor ao Jornalista GUILHERME VICENTE MORAIS DE ARAUJO por sua significativa contribuição à sociedade da brasileira por meio da publicação da obra Raros - Histórias que Transformam.
JUSTIFICAÇÃO
A presente moção de aplausos e louvor tem como objetivo reconhecer a significativa contribuição do senhor Guilherme Vicente Morais de Araujo à sociedade por meio da publicação da obra Raros - Histórias que Transformam.
Natural de Unaí – Minas Gerais, Guilherme é jornalista, graduado pelo Centro Universitário ICESP de Brasília, e sócio-fundador da Editora Escreva. Com uma trajetória marcada pelo comprometimento com a comunicação e pelo impacto social de seus projetos, ele reúne experiência como repórter, comunicador e idealizador de eventos que visam transformar vidas. Especializado em Comunicação Digital, Guilherme tem se destacado pela sensibilidade com que aborda temas essenciais para a conscientização pública.
O livro Raros - Histórias que Transformam é um marco na luta por visibilidade das pessoas com doenças raras, reunindo histórias de dez indivíduos que, apesar de enfrentarem desafios extremos impostos por condições como PFIC, NMO, Síndrome de Tourette, Diabetes Insípidos, Acromegalia, Retinose Pigmentar, Crohn, AME e Osteogênese Imperfeita, encontraram formas de ressignificar seus diagnósticos. Essas narrativas não apenas inspiram, mas também informam, tornando-se uma fonte essencial de conhecimento para profissionais de saúde, cuidadores e a sociedade em geral.
Além disso, a obra é uma importante ferramenta de conscientização sobre as doenças raras, um tema que atinge cerca de 13 milhões de brasileiros e 140 mil cidadãos no Distrito Federal, mas que ainda carece de atenção suficiente. Ao dar voz a essas histórias, Guilherme não apenas ilumina a realidade de milhares de famílias, mas também estimula a empatia e a criação de políticas públicas que promovam inclusão e acessibilidade.
A publicação de Raros - Histórias que Transformam transcende os limites da literatura, posicionando-se como um verdadeiro serviço prestado à sociedade, ao abrir caminhos para o entendimento das doenças raras e promover o diálogo sobre o tema. Reconhecemos, assim, a importância do trabalho de Guilherme Vicente Morais de Araujo, que, por meio de sua dedicação e talento, tem contribuído de forma extraordinária para a conscientização e o avanço da inclusão social no Brasil.
Por estas razões, é justo e merecido que esta Casa de Leis reconheça publicamente a relevância do autor e de sua obra, concedendo-lhe esta moção de louvor como forma de valorizar seu compromisso com a transformação social e a promoção da dignidade humana.
Por fim, insta destacar, que a trajetória profissional do nosso amigo jornalista e escritor Guilherme Vicente Morais de Araujo, muito nos orgulha, especialmente, por sua contribuição e atuação na defesa das pessoas com Doenças Raras e de sua participação técnica da Frente Parlamentar de Doenças Raras do DF.
Rogamos aos Nobres Pares desta Casa, a aprovação da presente Moção, aos homenageados mencionados.
Sala das Sessões, em
EDUARDO PEDROSA
Deputado Distrital