(Do Senhor Deputado ROGÉRIO MORRO DA CRUZ)
Sugere providências à Excelentíssima Senhora Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal, no sentido de encaminhar as providências tendentes à construção de Hospital exclusivo para pessoa idosa no Distrito Federal.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, sugere providências à Excelentíssima Senhora Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal, no sentido de encaminhar as providências tendentes à construção de Hospital exclusivo para pessoa idosa no Distrito Federal.
JUSTIFICAÇÃO
O Brasil está passando por um processo rápido e intenso de envelhecimento da sua população, que representa uma importante conquista social, mas também traz novos desafios para as políticas públicas, especialmente na área da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, o perfil de saúde da população idosa é caracterizado por três tipos principais de problemas de saúde: doenças crônicas, problemas de saúde agudos decorrentes de causas externas e agravamento de condições crônicas. Isso significa que muitos idosos lidam com doenças duradouras e enfrentam riscos de morte e doenças súbitas causadas por acidentes ou problemas agudos.
Diante desse cenário, é fundamental garantir um atendimento especializado, integral e humanizado aos idosos, que respeite suas especificidades e necessidades. Nesse sentido, a construção de um Hospital exclusivo da pessoa idosa no Distrito Federal se justifica pela demanda crescente e pela carência de serviços de referência na região.
A proposta de construção de um hospital exclusivo da pessoa idosa no Distrito Federal se inspira nos exemplos bem-sucedidos do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, em Pernambuco, e do Hospital Geral do Idoso, em Curitiba. O primeiro foi inaugurado em 2020 e conta com uma estrutura com mais de 8 mil m² de área construída, 72 leitos, sendo 10 de UTI, e 13 consultórios, oferecendo serviços inovadores como atendimento interdisciplinar simultâneo, consultas de clínica médica e farmacêutica, e pequenas cirurgias. O segundo foi inaugurado em 2012 e conta com 145 leitos, sendo 30 de UTI, 109 enfermarias, seis leitos de observação e nove de unidade referenciada, além de 21 especialidades ambulatoriais e 17 exames diferentes.
A sugestão ora apresentada foi inspirada em uma idéia apresentada a este Gabinete Parlamentar pela Associação Beneficente de Convivência da 3ª Idade do Setor Habitacional Arapoanga, que representa os interesses e as demandas dos idosos que residem no citado Setor. A associação conta com mais de dezenas de associados e realiza diversas atividades de promoção da saúde, da cidadania e da qualidade de vida dos idosos, como palestras, oficinas, passeios, festas e campanhas sociais.
Dessa forma, a presente indicação tem como objetivo contribuir para a melhoria da saúde pública no Distrito Federal, garantindo aos idosos um atendimento digno, qualificado e adequado às suas necessidades. Espera-se, assim, que a Excelentíssima Senhora Secretária de Estado de Saúde do Distrito Federal possa encaminhar as providências necessárias para a viabilização desse projeto, que certamente trará benefícios para toda a população.
Sala das Sessões, em …
DEPUTADO ROGÉRIO MORRO DA CRUZ
Autor