Sugere ao Governo do Distrito Federal, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER, a instalação de um redutor de velocidade, como ondulações transversais de trânsito (comumente conhecido como quebra-molas ou lombadas), ou, quando viável, a implantação de uma barreira eletrônica na via EPCT DF-001 do Jardim Botânico, localizada nas coordenadas 15°52'25.6"S 47°49'22.3"W., para garantir mais segurança aos usuários da faixa de pedestre, bem como aos motoristas que necessitam adentrar na via após saírem do retorno – Região Administrativa do Jardim Botânico RA-XXVII.
Sugere ao Governo do Distrito Federal, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER, a instalação de um redutor de velocidade, como ondulações transversais de trânsito (comumente conhecido como quebra-molas ou lombadas), ou, quando viável, a implantação de uma barreira eletrônica na via EPCT DF-001 do Jardim Botânico, localizada nas coordenadas 15°52'25.6"S 47°49'22.3"W., para garantir mais segurança aos usuários da faixa de pedestre, bem como aos motoristas que necessitam adentrar na via após saírem do retorno – Região Administrativa do Jardim Botânico RA-XXVII.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, Sugere ao Governo do Distrito Federal, por intermédio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER, a instalação de um redutor de velocidade, como ondulações transversais de trânsito (comumente conhecido como quebra-molas ou lombadas), ou, quando viável, a implantação de uma barreira eletrônica na via EPCT DF-001 do Jardim Botânico, localizada nas coordenadas 15°52'25.6"S 47°49'22.3"W., para garantir mais segurança aos usuários da faixa de pedestre, bem como aos motoristas que necessitam adentrar na via após saírem do retorno – Região Administrativa do Jardim Botânico RA-XXVII.
JUSTIFICAÇÃO
A presente Indicação tem por objeto sugerir ao Governo do Distrito Federal, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal – DER, a instalação de um redutor de velocidade, como ondulações transversais de trânsito (comumente conhecido como quebra-molas ou lombadas), ou, quando viável, a implantação de uma barreira eletrônica na via EPCT DF-001 do Jardim Botânico, localizada nas coordenadas 15°52'25.6"S 47°49'22.3"W.
Esta proposição é fundamentada em diversas razões que destacam a necessidade de aprimorar a segurança dos usuários da via, incluindo pedestres e motoristas que operam na região, dentre elas:
Proteção dos Pedestres: A faixa de pedestres na via EPCT DF-001 é um ponto crítico em que os pedestres atravessam a estrada, especialmente em áreas movimentadas. A instalação de um redutor de velocidade ou barreira eletrônica reduzirá a velocidade dos veículos, tornando a travessia mais segura e minimizando o risco de acidentes envolvidos em pedestres.
Acesso Seguro à Via: A região administrativa do Jardim Botânico, RA-XXVII, abriga diversos estabelecimentos, residências e locais de interesse público. Os motoristas que precisam entrar na via após saírem do retorno enfrentam desafios causados ??pela alta velocidade dos veículos na via. A instalação de redutores de velocidade ou uma barreira eletrônica forneceria uma maneira mais segura de incorporar o tráfego na EPCT DF-001.
Redução de Acidentes: A presença de redutores de velocidade demonstrada será eficaz na redução da velocidade dos veículos e, consequentemente, na diminuição do número de acidentes de trânsito. A instalação dessas medidas de controle de velocidade contribuirá para um ambiente mais seguro e diminuirá o risco de colisões.
Conforto e Qualidade de Vida: Redutores de velocidade bem específicos também podem contribuir para uma redução do ruído do tráfego, o que beneficiaria os residentes da região, melhorando a qualidade de vida e reduzindo os impactos negativos do tráfego constante.
Conformidade com Normas de Trânsito: A instalação de redutores de velocidade ou barreiras eletrônicas está em conformidade com as normas de trânsito e regulamentos de segurança viária, envolvendo a proteção dos cidadãos e a prevenção de acidentes.
Dito isso, é oportuno frisar que a proposição busca atender às necessidades de segurança dos cidadãos da Região Administrativa do Jardim Botânico, promovendo um ambiente viário mais seguro, a proteção dos pedestres e o acesso adequado à via EPCT DF-001. A implementação dessas medidas é crucial para garantir a integridade e o bem-estar dos habitantes da região, além de contribuir para a redução de acidentes de trânsito e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida na comunidade.
Seguindo esta linha de Intelecção, e ainda, por se tratar de justo pleito, solicito o apoio dos meus nobres pares no sentido de aprovarmos a presente Indicação.
Documento assinado eletronicamente por JANE KLEBIA DO NASCIMENTO SILVA REIS - Matr. Nº 00165, Deputado(a) Distrital, em 13/11/2023, às 17:58:21 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por THAINÁ RIBEIRO DE OLIVEIRA - Matr. Nº 23398, Cargo em Comissão de Supervisão , em 05/03/2024, às 14:04:43 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site
Documento assinado eletronicamente por RAFAEL MARQUES ALEMAR - Matr. Nº 23072, Chefe do Setor de Apoio às Comissões Permanentes, em 13/03/2024, às 15:31:53 , conforme Ato do Vice-Presidente e da Terceira Secretária nº 02, de 2020, publicado no Diário da Câmara Legislativa do Distrito Federal nº 284, de 27 de novembo de 2020.
A autenticidade do documento pode ser conferida no site