(Da Sra. Deputada Doutora Jane)
Sugere ao Governo do Distrito Federal por intermédio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN-DF, a revisão da delimitação da faixa exclusiva para ônibus e veículos oficiais, localizada no Eixo Monumental, na extensão da Via S1, desde o Tribunal Regional Eleitoral, Câmara Legislativa do Distrito Federal, e acesso à Via EPIG DF-011.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, Sugere ao Governo do Distrito Federal por intermédio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal – DETRAN-DF, a revisão da delimitação da faixa exclusiva para ônibus e veículos oficiais, localizada no Eixo Monumental, na extensão da Via S1, desde o Tribunal Regional Eleitoral, Câmara Legislativa do Distrito Federal, e acesso à Via EPIG DF-011.
JUSTIFICAÇÃO
A presente proposição expressa uma preocupação relacionada à faixa exclusiva para ônibus de transporte público coletivo e veículos oficiais localizados no Eixo Monumental, na extensão da Via S1, desde o Tribunal Regional Eleitoral, Câmara Legislativa do Distrito Federal, ao acesso à Via EPIG DF-011.
É de conhecimento público que a faixa mencionada tem exclusivamente o propósito de agilizar o tráfego dos meios de transporte coletivo e garantir a prioridade a veículos oficiais em áreas de grande movimento viário. No entanto, observamos que a extensão dessa faixa até próximo ao acesso da Via EPIG DF-011, aliada à presença de um semáforo nas imediações, está gerando transtornos consideráveis ??aos motoristas que acessam a Via EPIG DF-011.
O crescente volume de tráfego na Via S1 e a impossibilidade de acesso com fluidez a entrada para a Via EPIG DF-011 estão causando atrasos, congestionamentos e transtornos aos cidadãos que buscam cumprir suas rotinas diárias. Reconhecemos a importância de incentivos ao transporte público coletivo e de garantir a agilidade dos veículos oficiais, mas também é crucial encontrar um equilíbrio que não prejudique os demais usuários das vias.
Oportuno salientar, que a mesma consideração na delimitação da faixa exclusiva no sentido contrário da Via demandada, frente ao Palácio do Buriti, foi revisada a delimitação, e desta forma o trânsito pode fluir sem risco de acidentes, ou grandes retenções por conta de engarrafamentos para acesso às entradas e saídas na Via N1 DF-010 EPAA.
Destarte, com base nas considerações acima expostas, sugerimos respeitosamente que o Governo do Distrito Federal, por meio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF), a revisão da delimitação da faixa exclusiva para ônibus e veículos oficiais, localizada no Eixo Monumental, na extensão da Via S1, desde o Tribunal Regional Eleitoral, Câmara Legislativa do Distrito Federal, ao acesso à Via EPIG DF-011, de forma a minimizar os impactos negativos observados.
Seguindo esta linha de intelecção, e ainda, por se tratar de justo pleito, considerando que a revisão ou ajuste dessa delimitação poderá contribuir significativamente para melhorar a fluidez do tráfego na região, proporcionando maior comodidade e eficiência para todos os usuários das vias, sem comprometer a mobilidade urbana ou a segurança viária, solicito o apoio dos meus nobres pares no sentido de aprovarmos a presente Indicação.
Sala das Sessões, em …
DOUTORA JANE
Deputada Distrital