(Autoria: Deputado João Cardoso)
Sugere ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Educação, a adoção de medidas para ampliação da oferta de creches públicas na Região de Planaltina.
A CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL, nos termos do art. 143 do Regimento Interno, sugere ao Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado de Educação, a adoção de medidas para ampliação da oferta de creches públicas na Região de Planaltina.
JUSTIFICAÇÃO
O empenho do Governo do Distrito Federal para ampliar a oferta de creches públicas na cidade de Planaltina – DF deve ser implacável, tendo em vista que as creches públicas se tornaram para realidade atual uma rede de apoio segura, eficaz e indispensável para o desenvolvimento socioeconômico de inúmeras famílias dessa Região.
Não resta dúvidas de que a oportunidade da ampliação de vagas nas creches públicas dessa Região proporciona aos pais e mães a possibilidade de desenvolver uma rotina e planejamento doméstico, proporcionando a essas famílias galgarem um novo patamar profissional, enquanto suas crianças estão em segurança sob a guarda do Estado.
Segundo pesquisas relacionadas ao campo da neurociência as crianças, no decorrer dos primeiros 6 anos de vida, são capazes de absorverem mais conteúdo do que em outras fases da vida, a primeira infância é a fase de ouro na vida de um indivíduo, que apresentará um desenvolvimento mais amplo nas etapas de vida subsequentes.
A atenção que devemos dispensar a essa realidade, sobretudo no que concerne a região de Planaltina - DF, precisa ser contínua e crescente, com o propósito de proporcionar um bem-estar social cada dia maior à população dessa RA.
As creches que prestam um serviço público de qualidade, bem como suas parcerias, proporcionam às famílias contempladas, a tranquilidade de que suas crianças se encontram em ambientes seguros e propícios ao crescimento cognitivo e sócio emocional proporcionado por equipes técnicas e administrativas capazes e empenhadas em oferecer seu melhor desempenho para a construção de uma sociedade emocionalmente madura e autônoma.
Proporcionar às crianças dessa Região ambientes seguros, onde elas possam ser preservadas de violência física e psicológica em seu quotidiano também é um fator de contribuição social desse serviço, vez que são confiadas aos cuidados de profissionais capacitados e supervisionados constantemente, fator que previne situações de vulnerabilidade dessas crianças no período em que seus responsáveis precisam se ausentar para trabalhar.
Preservar a saúde física e mental das nossas crianças através do acesso delas a instituições comprometidas com o desenvolvimento humano, noções éticas e de cidadania, autocuidado, autovalorização, alimentação saudável e equilibrada, pode se tornar um vetor de mudanças reais e muito práticas nas realidades experimentadas na cidade de Planaltina - DF.
Além dos pontos já observados, a ampliação de vagas em creches públicas pode ajudar a promover a igualdade de gênero ao permitir que as mulheres tenham oportunidades de lançar mão de sua força de trabalho e possam assumir papéis de protagonismo em meio a sociedade. Em muitos lares as mulheres desenvolvem sozinhas o trabalho doméstico não-remunerado, incluindo o cuidado com os filhos, casa, gerenciamento da alimentação. Tal sobrecarga limita as oportunidades de emprego e crescimento profissional das mesmas.
As creches públicas geram benefícios para as crianças matriculadas e para suas famílias que passam a contar com uma rede de apoio preparada e eficaz que os auxilia a lidar com a árdua missão de formar cidadãos que se tornarão aptos a lidar com os desafios inerentes à vida em sociedade.
Diante de toda explanação é pertinente afirmar mais uma vez que são inúmeros os benefícios sociais encontrados com a ampliação das vagas em creches públicas, o que leva a questão a um patamar prioritário das preocupações sociais dessa cidade tendo em vista que o Governador do Distrito Federal comunga com o anseio desta casa em proporcionar o bem-estar e o desenvolvimento das famílias que habitam a cidade de Planaltina-DF.
Sala das Sessões, de 2023.
JOÃO CARDOSO
Deputado Distrital