Publicador de Conteúdos e Mídias

Menu Exibir

Publicador de Conteúdos e Mídias

Servidores

Concursos Públicos da CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) já realizou quatro concursos públicos para preenchimento do seu quadro de servidores efetivos, desde a sua implantação, conforme demonstra o gráfico a seguir:

 

 

 

Para o primeiro concurso, foram lançados oito editais, em 1992. Os Editais nº 13/1992, nº 14/1992 e nº 15/1992 foram publicados em fevereiro de 1992. Contemplavam a carreira de Assessor Técnico (atualmente, Consultor Técnico-Legislativo), em vinte e seis especialidades: administrador, advogado, assistente social, contador, economista, estatístico, médico, médico do trabalho, médico sanitarista, pedagogo, psicólogo, sociólogo, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, bibliotecário, enfermeiro, engenheiro civil, engenheiro eletricista, engenheiro agrônomo, engenheiro de transporte, jornalista, relações públicas, técnico de cálculos atuariais, revisor de texto e revisor taquígrafo.

Já em maio de 1992, foi publicado o Edital nº 81/1992, para o cargo de Assessor Legislativo (atualmente, Consultor Legislativo), em cinco áreas: Constituição e Justiça; Economia, Orçamento e Finanças; Assuntos Sociais; Direitos Humanos e Cidadania; e Processo Legislativo. 

Em julho de 1992, foram publicados mais dois editais. O Edital nº 135/1992 contemplava o cargo de Agente de Apoio (atualmente, Assistente Técnico-Legislativo), em treze categorias: atendente de plenário, bombeiro hidráulico, copeiro, eletricista, encadernador, garçom, jardineiro, marceneiro, operador de corte, operador de máquina copiadora, paginador, servente e contínuo. O Edital nº  140/1992 contemplava o cargo de Auxiliar de Administração (atualmente, Técnico Administrativo Legislativo), em oito categorias: auxiliar de administração, auxiliar de informática, auxiliar gráfico, diagramador, motorista, operador de equipamento, revelador fotográfico e telefonista.

Os últimos editais desse concurso foram publicados em dois momentos. Em setembro, o Edital nº 188/1992, para o cargo de Assistente Técnico, em dezesseis categorias: auxiliar de biblioteca e arquivo, auxiliar de enfermagem, desenhista técnico, fotocompositor, fotógrafo, gráfico, locutor, secretário, técnico de administração, técnico de arquivo, técnico de benefícios, técnico de contabilidade, técnico de informática/manutenção, técnico de informática/programação, técnico de segurança do trabalho e técnico de custos gráficos e editoriais. Em outubro, foi publicado o Edital nº 218/1992, para o cargo de Assistente Legislativo (ambos, atualmente, Analista Legislativo), em duas categorias: técnico com formação em 2º grau e taquígrafo.

Algumas provas do concurso realizado em 1992 foram anuladas, e novas vagas foram abertas na Casa, o que levou à realização de um novo concurso em 1996, destinado aos seguintes cargos: Assessor Técnico/Advogado, Assessor Técnico/Analista de Sistemas, Assessor Técnico/Inspetor de Polícia Legislativa, Assessor Técnico/Revisor Taquígrafo, Assistente Técnico/Gráfico, Assistente Técnico/Fotolitografista, Assistente Técnico/Técnico em Informática/Manutenção e Assistente Técnico/Técnico em Segurança Legislativa.

Em 2005, o terceiro concurso foi regido por edital único, contemplando os cargos de Consultor Legislativo (nove áreas), Consultor Técnico-Legislativo (vinte e quatro especialidades) e Técnico Legislativo — atualmente, Analista Legislativo —, em oito categorias.

No quarto concurso, os cinco editais foram publicados em 2018:

Edital nº 01/2018 - Consultor Legislativo, contemplando dez áreas;
Edital nº 02/2018 - Consultor Técnico-Legislativo, contemplando vinte e seis especialidades;
Edital nº 03/2018 - Técnico Legislativo, contemplando seis categorias;
Edital nº 04/2018 - Área Policial Legislativa, com Consultor Técnico-Legislativo/Inspetor de Polícia Legislativa e Técnico Legislativo/Agente de Polícia Legislativa;
Edital nº 05/2018 - Procurador Legislativo.

 

Os cargos que ofertaram o maior número de vagas em cada concurso foram:

  • 1992: Auxiliar de Administração/Auxiliar de Administração - 46 vagas;
  • 1996: Assistente Legislativo/Técnico de Segurança Legislativa - 30 vagas;
  • 2005: Técnico Legislativo/Policial Legislativo - 20 vagas;
  • 2018: Técnico Legislativo/Técnico Legislativo - 20 vagas.

 

Já os cargos com o maior número de inscritos em cada concurso foram:

  • 1992: Auxiliar de Administração/Auxiliar de Administração - 20.374 inscritos;
  • 1996: Assistente Legislativo/Técnico de Segurança Legislativa - 10.663 inscritos;
  • 2005: Técnico Legislativo/Técnico Legislativo - 21.313 inscritos;
  • 2018: Técnico Legislativo/Técnico Legislativo - 37.217 inscritos.

 

O primeiro ato normativo que tratou da carreira de servidores efetivos na CLDF foi a Resolução nº 35/1991, a qual criou os seguintes cargos com suas especialidades, áreas de atuação ou categorias:


 

 

Ao longo do tempo, a carreira dos servidores efetivos passou por transformações, incluindo alterações de nomenclatura e requisitos de ingresso, conforme apresentado abaixo: