Proposta institui política distrital de cuidado à saúde do homem
Proposta institui política distrital de cuidado à saúde do homem
Foto: Arthur Castro/ Agência Amazônia

Projeto foca nos cuidados com a Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) e a disfunção erétil
Os deputados distritais aprovaram na tarde desta terça-feira (7) o projeto de lei nº 691/2019, do deputado Eduardo Pedrosa (DEM), que institui a política distrital de atenção dedicada ao cuidado e à saúde do homem, relacionada à Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM) e à Disfunção Erétil (DE). O projeto foi aprovado em segundo turno e redação final, com 15 votos favoráveis, e vai à sanção do governador Ibaneis Rocha.
O texto aprovado considera DAEM ou Hipogonadismo como “um conjunto de sinais e sintomas decorrentes da diminuição da líbido, disfunção erétil, aumento da gordura visceral, perda de massa muscular, perda de massa óssea, diminuição dos pelos, depressão, desânimo, dificuldade de concentração, perda da memória, irritabilidade, declínio do sono e anemia associados a redução nos níveis séricos de testosterona”. Já a Disfunção Erétil é classificada como a “incapacidade de alcançar ou manter uma ereção satisfatória para poder proporcionar relações sexuais satisfatórias”.
Segundo o autor, o objetivo da proposição é “incentivar os homens na busca de melhor qualidade de vida por intermédio da prevenção da reposição com testosterona e de restaurar os níveis séricos do hormônio masculino”.
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF