Projeto que batiza restaurantes comunitários com o nome “Rorizão” avança na CLDF

Publicado em 13/09/2023 18h01

Foto: Hugo Batista/Gab. Joaquim Roriz Neto

A audiência pública para discutir a denominação dos restaurantes comunitários de todo o Distrito Federal atraiu centenas de participantes para o plenário da Câmara Legislativa, na noite dessa terça-feira (12). O projeto de lei em debate (PL nº 117/2023) confere o nome “Rorizão” aos 14 estabelecimentos que oferecem refeições subsidiadas pelo GDF.

“Todos já se referem aos restaurantes como Rorizão, seja em Samambaia, Recanto das Emas, Brazlândia, Estrutural ou em qualquer uma das cidades. Portanto, o projeto apenas oficializaria o nome”, argumenta o autor da proposta, deputado Joaquim Roriz Neto (PL). O distrital é neto do ex-governador do DF Joaquim Roriz, idealizador dos restaurantes comunitários.

Durante a audiência pública, os participantes demonstraram apoiar a nomenclatura. Entre os presentes, estavam o secretário executivo da Secretaria de Projetos Especiais do DF, Sérgio Cardoso; o administrador de Sobradinho II, Diego Matos; e o administrador de Samambaia, Marcos Leite.

A realização de debate é etapa obrigatória para a mudança do nome de logradouros ou equipamentos públicos no DF. O PL segue em tramitação na Casa, precisando passar pelas comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), e de Constituição e Justiça (CCJ), antes de ser submetido ao Plenário.

Restaurantes comunitários

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social do DF (Sedes), responsável pela gestão dos restaurantes comunitários, o Distrito Federal conta com 14 estabelecimentos do tipo, localizados em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho e Sol Nascente. A unidade de Samambaia já foi batizada oficialmente, em 2019, como “Rorizão”.

Todos eles servem almoço, de segunda a sábado, por R$ 1,00 para o público em geral e, gratuitamente, para as pessoas em situação de rua referenciadas pela Sedes. Algumas unidades oferecem, também, café da manhã ao custo de R$ 0,50.

Mais informações sobre o funcionamento dos restaurantes comunitários, os endereços de localização e mesmo o cardápio das refeições estão disponíveis aqui

*Com informações da assessoria de imprensa do deputado Joaquim Roriz Neto (PL)

Denise Caputo - Agência CLDF