Instalação de cabines de proteção para motoristas e cobradores é aprovada na Comissão de Transporte
Instalação de cabines de proteção para motoristas e cobradores é aprovada na Comissão de Transporte
Foto: Reprodução/TV Web CLDF

Projeto visa preservar a saúde e trazer maior segurança para os profissionais
Foi aprovado pela Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa do Distrito Federal o Projeto de Lei nº 979/20. A iniciativa do deputado Roosevelt Vilela (PSB) institui que empresas de ônibus devem instalar cabines de proteção para motoristas e cobradores.
Caso seja sancionada como lei, as empresas terão prazo de até 180 dias para se adequarem à proposta que, também, define que as cabines devem estar previstas nos editais de licitação do transporte público.
"Trabalhadores do transporte coletivo assumem, diariamente, altas responsabilidades junto à população e são submetidos a uma carga enorme de stress pelo trânsito caótico, possibilidade de assaltos e, na maioria das vezes, condições desconfortáveis de trabalho, além dos locais de trabalho profundamente inapropriados. Há que se ressaltar que assaltos a ônibus no DF são recorrentes e têm como consequência o acometimento de diversos transtornos, como depressão, e abandono do serviço para preservação da própria vida. O presente projeto garante maior segurança no trânsito e proporciona, ainda, melhoria nas condições de trabalho”, concluiu o deputado sobre a urgência da proposição da matéria.
Além desse, a CTMU aprovou também o PL nº 1370/20 e 128 indicações ao Poder Executivo na reunião de hoje, onde estavam presentes os deputados Chico Vigilante Lula da Silva (PT), Eduardo Pedrosa (PTC) e Valdelino Barcelos (PP).
Victor Cesar Borges - Agência CLDF