Publicador de Conteúdos e Mídias

Projeto aprovado aprimora avaliação física em academias de ginástica

Publicado em 02/12/2025 20h44

Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

O projeto de lei é de autoria do deputado Jorge Vianna

Os deputados distritais aprovaram na noite desta terça-feira (2) o projeto de lei 1622/2025, de autoria do deputado Jorge Vianna (PSD), que atualiza o questionário de prontidão para atividade física para todos (PAR-Q+) em academias de ginástica do Distrito Federal, além de determinar a obrigatoriedade de treinamento de primeiros socorros a cada dois anos para os profissionais de educação física que atuam nesses espaços. O projeto foi aprovado em primeiro e segundo turnos e segue agora para sanção ou veto do governador Ibaneis Rocha.

O texto do projeto aprovado determina ainda que os profissionais de educação física que atuam em academias tenham acesso aos questionários preenchidos pelos alunos e que sejam obrigados a acompanhar o aluno na hospitalização em caso de acidente dentro das dependências do estabelecimento. O projeto prevê multa de R$ 4.876,06 em caso de desrespeito às disposições.

O autor do projeto explica a importância do monitoramento da condição física dos alunos das academias para prevenir lesões e doenças. “A atividade física não orientada pode acarretar lesões músculoesqueléticas significativas, como fraturas, luxações, hérnia de disco, lesões de menisco, entre outros. Os riscos potencialmente mais graves, no entanto, são os cardiovasculares. Muitos atletas desenvolvem hipertrofia cardíaca com potencial para induzir arritmias e, ocasionalmente, até morte súbita durante ou após a prática de exercícios físico”, observa Jorge Vianna.

Eder Wen - Agência CLDF

Mais notícias sobre