Publicador de Conteúdos e Mídias

Presidente do Flamengo recebe título de Cidadão Honorário de Brasília em solenidade rubro-negra

Publicado em 12/11/2025 19h09

Foto: Agência CLDF

Iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro, a homenagem reuniu autoridades, torcedores e ídolos históricos do Flamengo

O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal recebeu uma multidão vestida de vermelho e preto, na manhã desta quarta-feira (12), para prestigiar a entrega do Título de Cidadão Honorário de Brasília ao presidente do Clube de Regatas do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, mais conhecido como Bap. A cerimônia também celebrou os 130 anos do clube carioca, fundado em 15 de novembro de 1895.

Iniciativa do deputado Pastor Daniel de Castro (PP), a homenagem reuniu autoridades, torcedores e ídolos históricos do Flamengo, entre eles o ex-lateral Leandro e o ex-goleiro Raul Plassmann, campeões mundiais pelo time em 1981. O medalhista olímpico da canoagem e flamenguista, Isaquias Queiroz, também esteve presente no evento.

Durante discurso emocionado, Baptista recordou sua trajetória desde que ingressou como sócio do Flamengo em 2009, ressaltando o papel que desempenhou nas reformas administrativas e financeiras da associação esportiva, em 2013, e os desafios enfrentados para manter o clube em posição de destaque no futebol brasileiro. O dirigente também enalteceu a dedicação da torcida rubro-negra, da equipe técnica e dos atletas para alavancar as conquistas recentes do clube, como a Copa do Brasil (2024) e a Supercopa do Brasil (2025). 
 

Luiz Eduardo Baptista (Foto: Agência CLDF)


“Eu me sinto tão agradecido, mas tem tanta gente que acredita em mim há tantos anos e trabalha um dia sim e outro também pelo Flamengo”, disse Baptista. “Para que eu possa estar aqui, tem um mundo de profissionais e rubro-negros abnegados que estão trabalhando para que o clube tenha sucesso”, frisou.

Comprometimento e liderança

Presente na cerimônia, a vice-governadora Celina Leão (PP) parabenizou o dirigente pelo empenho dedicado ao clube. “Luiz Eduardo é o retrato do profissional que conduz com propósito e entrega, que entende o valor do trabalho coletivo e que faz da gestão uma forma de servir. Sob sua liderança, o clube se tornou símbolo de profissionalismo e, a confirmação de sempre, orgulho nacional.”
 

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (Foto: Agência CLDF)


O vice-presidente do Flamengo, Flávio Willeman, também elogiou o comando de Baptista, destacando o comprometimento do dirigente na expansão institucional da sociedade esportiva e na consolidação de uma administração moderna e com parcerias financeiramente sólidas, como a associação com o Banco de Brasília (BRB).

“O presidente Bap se dedica integralmente ao clube e busca, incansavelmente, a manutenção de uma gestão austera, que premia o profissionalismo e foca no resultado administrativo, mas, sobretudo, esportivo”, enfatizou Willeman. “Não falta garra da diretoria, na liderança do presidente Bap, para levarmos o Flamengo a patamares cada vez mais altos.”

Em sua fala, o deputado Pastor Daniel de Castro salientou que a concessão da honraria não apenas reconhece o sucesso da liderança de Baptista, mas também o impacto cultural e social do Flamengo para os brasilienses.
 

Mesa da sessão solene (Foto: Agência CLDF)


“O Flamengo é, há muito tempo, parte da identidade cultural da nossa capital. Está presente nas famílias, nas conversas de domingo, nas camisas que se espalham pelas nossas cidades e nas emoções que unem gerações. Por isso, homenagear Luiz Eduardo Batista é também celebrar essa ponte afetiva entre o maior clube do país e a capital de todos os brasileiros”, exaltou o parlamentar.
 

Deputado Pastor Daniel de Castro (Foto: Agência CLDF)

 

Uma vez Flamengo, sempre Flamengo

Durante o evento, que também comemorou os 130 anos de história do Flamengo, os deputados Thiago Manzoni (PL) e Pepa (PP) compartilharam lembranças pessoais de amor pelo Flamengo. Manzoni contou que sua ligação com o Flamengo nasceu dentro de casa, transmitida pelo avô que era apaixonado pelo clube, pelo Maracanã e pela geração de Zico. Segundo o parlamentar, o sentimento de paixão pelo time atravessou gerações e hoje também alcança seus filhos.
 

Deputado Thiago Manzoni (Foto: Agência CLDF)


O distrital recordou a primeira vez que esteve no Maracanã, aos 6 anos, em um jogo do Flamengo contra o Corinthians, em 1990. Para Manzoni, a experiência foi essencial para consolidar seu amor pelo clube. “Um menino de seis anos entrou lá e desde então eu sou viciado no Maracanã, como meu pai, meu tio e meu avô. Tive a alegria de presenciar grandes momentos no Maracanã. Tive alegria, também, de repetir uma parte dessa história familiar com os meus filhos”, relatou.

Já o deputado Pepa (PP) se emocionou ao relembrar a influência do pai na sua paixão pelo Flamengo. Para o distrital, a presença dos ídolos históricos na solenidade, somada à lembrança de lendas que marcaram o clube, como o ex-jogador Geraldo, reforçam ainda mais sua ligação, a de sua família e da sociedade brasiliense com o Flamengo.

“Meu pai falava do Geraldo com lágrimas nos olhos. No dia que ele faleceu, meu pai cobriu a parede da minha casa com um pano preto”, contou Pepa. “Nós somos 14 filhos e mais de 40 sobrinhos, todos flamenguistas graças às gerações que nos formaram como cidadãos e pessoas de bem”, frisou o parlamentar.
 

O ex-goleiro Raul Plassmann, o deputado Pepa e o canoista Isaquias Queiroz (Foto: Agência CLDF)


Estiveram presentes no evento o subprocurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Ronald Siqueira Barbosa Filho; o controlador-geral do Distrito Federal, Daniel Alves Lima; e o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Delio Lins e Silva. A sessão solene foi transmitida pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e pode ser reassistida no canal da CLDF no YouTube.
 

Agência CLDF