Publicador de Conteúdos e Mídias

Planaltina apresenta mais reivindicações à Câmara Legislativa

Publicado em 18/08/2023 17h02

Foto: Reprodução / TV Câmara Distrital

Moradores de Planaltina apresentaram reivindicações

No segundo dia do “Câmara nas Cidades” – programa de sessões itinerantes da Câmara Legislativa do DF – em Planaltina, nesta sexta-feira (18), os habitantes da localidade tiveram uma nova oportunidade de apresentar reivindicações aos deputados distritais.

Lideranças comunitárias de diversas regiões e moradores em geral participaram da audiência pública e falaram sobre diferentes temas, como a necessidade de cobertura nas áreas das feiras, falta de médicos especialistas nas unidades de saúde, mobilidade urbana, reforma nas calçadas, revitalização dos parques e violência contra a mulher.

O prefeito comunitário do Setor Habitacional Mestre D’armas, Tales Alves, por exemplo, além de um relato geral sobre a situação do local, acrescentou aos pedidos a destinação de emendas parlamentares específicas para a construção de um complexo esportivo.

Já representantes do Vale do Amanhecer reclamaram das dificuldades com transporte público, bem como nas áreas de saúde e educação – problemas igualmente expostos por residentes em Arapoanga (hoje, uma região administrativa) e Vila Buritis. As reivindicações somaram-se ao rol de demandas elencadas no primeiro encontro da CLDF com a população de Planaltina, ontem.

Após ouvir os moradores o deputado Pepa (PP), que presidiu a audiência a pública da Câmara Legislativa, juntamente com Chico Vigilante (PT) e João Cardoso (Avante)  dirigiram-se  aos presentes ao evento. 

Pepa, que é oriundo da cidade, além de reforçar seus compromissos com a região, declarou comungar com cada fala dita durante o “Câmara nas Cidades”. Ainda acrescentou que tem “procurado participar do dia a dia das questões da área da saúde”. Um ponto que, segundo ele, precisa “avançar”. Também observou que Planaltina “não pode ser a cidade dos espaços públicos interditados”, referindo-se ao sítio histórico, que, embora “fundamental”, corre riscos.

Chico Vigilante reforçou o papel dos parlamentares: ouvir efetivamente as demandas da comunidade. O distrital defendeu a volta do Orçamento participativo, justificando que, durante reuniões plenárias, é a população que escolhe onde serão empregados os recursos. “Uma medida que respeita a vontade do povo”, disse.

Por sua vez, João Cardoso (Avante), que tem a base política em Sobradinho, sua cidade natal, solicitou aos moradores de Planaltina que fiscalizem o seu mandato e garantiu que, juntamente com o deputado Pepa, irá defender a área norte do Distrito Federal.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF