Publicador de Conteúdos e Mídias

Participantes de homenagem ao Dia Internacional do Farmacêutico defendem valorização dos profissionais

Publicado em 15/09/2022 12h36

Foto: Rinaldo Morelli/CLDF

Necessidade do pagamento do piso salarial e da insalubridade para os farmacêuticos que atuam em drogarias foi destaque entre os pronunciamentos

Necessidade do pagamento do piso salarial e da insalubridade para os farmacêuticos que atuam em drogarias foi destaque entre os pronunciamentos

Com transmissão ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e YouTube, a Câmara Legislativa comemorou o Dia Internacional do Farmacêutico em sessão solene na manhã desta quinta-feira (15) no plenário. O autor da homenagem, deputado Jorge Vianna (PSD), argumentou pela valorização e por melhores condições e ambiente de trabalho para os farmacêuticos. “Quem entende de remédio é o farmacêutico”, disse, ao defender a liberdade de atuação desses profissionais. 

O parlamentar recordou os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e parabenizou a coragem dos farmacêuticos. “Obrigado pelo que vocês fizeram pela população do DF”, afirmou. Para Vianna, a pandemia reforçou a importância dessa profissão milenar. Ele ainda manifestou seu apoio ao pagamento do piso salarial nacional para a enfermagem. Segundo o distrital, esta pauta fortalece os profissionais da saúde como um todo. 

Representante da Associação de Especialistas em Saúde da Secretaria de Saúde do DF, o farmacêutico João Eudes Filho salientou a “valorização salarial”, e citou as especialidades e os diversos âmbitos de atuação desses profissionais, como farmácia clínica, hospitalar, análises clínicas, oncológica, pesquisa, fitoterapia, radioterapia, entre outros. Há mais de duzentos mil profissionais farmacêuticos no País, informou, ao ponderar que este “talvez seja o profissional de saúde mais presente no cotidiano das pessoas”. 

Já o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Brasília, Eduardo Alvarenga, frisou a necessidade do pagamento do piso salarial e da insalubridade para os farmacêuticos que atuam em drogarias. Ele observou que o primeiro lugar que o brasileiro procura, quando está com sintomas, é a drogaria. Por sua vez, a farmacêutica e ex-presidente do Conselho Regional de Farmácia do DF, Gilcilene Maria dos Santos, fez um apelo pela união dos conselhos e sindicatos a fim de fortalecer a categoria e valorizar a profissão.
 

Compromisso e humanização


Referência na área, a farmacêutica Eva Fontes, responsável técnica pelo laboratório de farmacotécnica do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), destacou o compromisso com a saúde integral do paciente e a humanização do atendimento. Ela assinalou a importância do desenvolvimento de medicamentos em laboratórios farmacêuticos para pacientes acometidos com doenças várias, a exemplo da anemia falciforme e da toxoplasmose congênita. “O farmacêutico é o profissional que traz as soluções”, atestou Eva Fontes.

Enalteceu a importância do trabalho dos farmacêuticos o chefe de assessoria de relações institucionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (Iges-DF), Delmo Menezes. Diversos participantes da solenidade cumprimentaram os profissionais pelo Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado em 25 de setembro, como o presidente do PSD-Afro, Ronaldo Ivanilson Silva. Ao término do evento, Jorge Vianna entregou moções de louvor a farmacêuticos que se destacaram na área, a exemplo de Bárbara Oliveira e José Marcelo Porto. 

Franci Moraes - Agência CLDF