Publicador de Conteúdos e Mídias

Distritais debatem pandemia, promoção de PMs e ações policiais na sessão remota

Publicado em 22/06/2021 17h34

Foto: Figueiredo/CLDF

Os deputados distritais trataram de temas diversos na sessão remota da Câmara Legislativa desta terça-feira (22). O deputado Chico Vigilante (PT) lembrou as mais de 500 mil mortes em decorrência da Covid-19 e fez duras críticas ao presidente da república. Já a deputada Arlete Sampaio (PT), além de lamentar o número de vítimas, acrescentou que “não há gestão da pandemia” e destacou as irregularidades que vêm sendo apontadas na aquisição da vacina Covaxin.

Por sua vez, o deputado Leandro Grass (Rede) lembrou que a empresa Precisa, apontada como intermediadora entre o governo federal e a fabricante do imunizante, é investigada na Operação Falso Negativo que prendeu a cúpula da Saúde do Distrito Federal no ano passado. O parlamentar ainda classificou de “brincadeira de mal gosto” o fato de o GDF anunciar a vacinação das lactantes e depois voltar atrás.

Nesse sentido, o deputado João Cardoso (Avante) defendeu a prioridade da imunização de grupos como garis, trabalhadores que atuam em cooperativas de reciclagem e dos educadores sociais voluntários. Enquanto o deputado Jorge Vianna (Podemos) reivindicou a contratação de técnicos de enfermagem, observando que há UTIs vagas ao mesmo tempo em que há fila de pacientes em busca de leitos.

A deputada Júlia Lucy (Novo) voltou a cobrar a reabertura das escolas públicas, citando estudo sobre a perda educacional, que chegaria a uma década, resultante do fechamento durante a pandemia. A distrital ainda elogiou o governo pela ampliação do horário dos cafés e pediu que bares e restaurantes tenham o funcionamento estendido em mais uma hora.

Promoção de militares

Os deputados também parabenizaram o GDF pela decisão de promover policiais e bombeiros militares, segundo anúncio feito na manha de hoje. Vários parlamentares vinham cobrando a “quebra do interstício” para que a medida pudesse ser adotada. Segundo o líder do governo na CLDF, deputado Hermeto (MDB), uma interpretação do antigo comando impedia a promoção. A intenção informada de promover cerca de 4 mil integrantes das corporações no mês de agosto próximo foi salientada por Rafael Prudente (MDB), presidente da Casa; Fábio Felix (Psol), Júlia Lucy (Novo) e Roosevelt Vilela (PSB).

Já os deputados Professor Reginaldo Veras (PDT  e Agaciel Maia cumprimentaram o GDF pela regularização do Setor Primavera, em Taguatinga.

Ações policiais

A deputada Arlete Sampaio reclamou da “truculência” da PMDF contra manifestação de indígenas na Esplanada dos Ministérios. “Há vários projetos que interessam aos povos sendo discutidos no Congresso Nacional e eles merecem respeito”, afirmou, no que foi seguida pelo colega Leandro Grass.

Por sua vez, Fábio Felix condenou a atuação das forças policiais, que buscam o foragido Lázaro Barbosa, contra locais de culto de religiões de matriz afro no Entorno do DF. O distrital considerou as ações “racismo religioso” e exigiu obediência à Constituição, que protege a diversidade religiosa.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF