Distritais apontam problemas e destacam iniciativas governamentais
Distritais apontam problemas e destacam iniciativas governamentais
Foto: Ísis Dantas/Gab. Reginaldo Veras

Entre os debatedores, a deputada Arlete Sampaio chamou a atenção para dificuldades dos pacientes no Hospital do Gama. Já o líder do governo, deputado Hermeto, destacou a sanção do projeto do Cartão Gás
Falhas no atendimento em hospitais públicos ou em unidades de assistência social, além de problemas em outros setores de responsabilidade do governo foram apontados pelos distritais durante a sessão ordinária da Câmara Legislativa desta terça-feira (10). Por outro lado, parlamentares também destacaram, como positivas, iniciativas do GDF, a exemplo do Cartão Gás, que destinará R$ 100,00 para a compra do produto e atenderá 70 mil famílias.
A deputada Arlete Sampaio (PT) chamou a atenção sobre dificuldades dos pacientes no Hospital do Gama, onde “pessoas passam dias sem serem atendidos”. Ela destacou que entidades médicas já sugeriram intervenção na unidade. “O hospital está um verdadeiro caos, evidenciando que a situação da rede de saúde pública é lamentável”, avaliou. Já o deputado Leandro Grass (Rede) criticou a demora no atendimento no Hospital de Santa Maria. Além disso, listou outros problemas, como esgoto a céu aberto em áreas do DF.
Por sua vez, o deputado Chico Vigilante (PT) tratou da necessidade de se criar um estacionamento público para os trabalhadores do Aeroporto de Brasília. Enquanto Júlia Lucy (Novo) denunciou irregularidades no atendimento de cidadãos que necessitam dos serviços de assistência social. A distrital relatou ter acompanhado uma mãe que teve o atendimento negado: “Durante o recesso parlamentar, intensifiquei o trabalho de rua e vi de perto a situação”. Para a deputada, “a Secretaria de Assistência Social passa por um desarranjo, em um momento crucial”.
Líder do governo na CLDF, o deputado Hermeto (MDB) rebateu as criticas e afirmou que o governo Ibaneis “tem preocupação com o social”, exemplificando com a sanção, na manhã de hoje, da lei que cria um auxílio para famílias inscritas no Cadastro Único com o objetivo de ajudar na aquisição do botijão de gás.
Antes, o deputado Agaciel Maia (PL), que tratou dos altos preços da gasolina e outros produtos derivados do petróleo, havia elogiado o GDF pela iniciativa do Cartão Gás. “A maior arrecadação dos governos vem dos combustíveis. Pelo menos, no Distrito Federal, haverá uma contrapartida social, com a distribuição desse benefício”, declarou.
Marco Túlio Alencar - Agência CLDF