Deputados defendem inclusão da encenação da Via Sacra no orçamento do DF

Publicado em 28/03/2023 17h30

Foto: Carlos Gandra/CLDF

Atores caracterizados ocuparam as galerias e cobraram recursos para a realização do evento, que está ameaçado de não ocorrer

A tradicional encenação da Via Sacra no Morro da Capelinha, em Planaltina, prevista para sexta-feira (7), corre o risco de não acontecer. Isso, quando completa 50 anos. A razão é a falta de recursos financeiros. Na sessão da Câmara Legislativa, nesta terça-feira (28), um grupo de atores, cenógrafos e outros voluntários do espetáculo marcaram presença no plenário, em busca de apoio dos parlamentares. Vários deputados defenderam a inclusão do evento no orçamento anual do Distrito Federal.

“São 50 anos de história no DF e mais uma vez estão aqui pedindo recurso para um e para outro. É um grupo reconhecido nacional e internacionalmente. Para acabar com a dúvida se vai acontecer, ou não, no último momento, é preciso garantir recursos orçamentários todos os anos”, pregou o deputado Pepa (PP).

O distrital compartilha uma longa trajetória com o grupo: já foi cenógrafo, cenotécnico, ator e coordenador da Via Sacra. Ele aproveitou para agradecer aos parlamentares que destinaram recursos, por meio de emendas, para o evento.

“Acho que, além de a encenação estar no calendário oficial de eventos do DF, o governo deve colocá-la no orçamento, para as pessoas não terem de vir aqui sempre, com o pires na mão, pedindo dinheiro”, defendeu o deputado Chico Vigilante (PT). E completou: “Sabemos o tanto que o turismo religioso cresce no mundo, e a Via Sacra é um atrativo para o DF”. Conforme salientou, o evento pode ser um fator de desenvolvimento e geração de renda.

Por sua vez, Jorge Vianna (PSD) brincou que os participantes da encenação estão numa “via crucis” para conseguir recursos para o espetáculo. “Já destinamos recursos, e todos os anos irei ajudar. É o nosso maior teatro a céu aberto do DF”, disse.

O deputado Pastor Daniel de Castro (PP) destacou que o evento “não é só de Brasília, é de todo o Brasil” e prosseguiu: “É preciso assegurar recursos, para não terem de ficar passando o pires”.

O vice-presidente da Casa, Ricardo Vale (PT), também cumprimentou os participantes da encenação em Planaltina e assegurou que a Casa tem se esforçado para permitir a realização de uma “Via Sacra bela”.

Denise Caputo - Agência CLDF