Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF concede Título de Cidadão Honorário ao ministro Augusto Nardes

Publicado em 10/12/2025 13h06

Foto: Luís Tajes/Comunicação Paula Belmonte

A Câmara Legislativa do Distrito Federal concedeu o Título de Cidadão Honorário de Brasília (TCHB) ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes na noite de terça-feira (9). A cerimônia aconteceu no plenário da Casa e reuniu parlamentares, autoridades, familiares e amigos do homenageado.

Abrindo a sessão solene, o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), enalteceu a trajetória profissional de Nardes e enfatizou a importância da entrega da honraria para o ministro. “O título de Cidadão Honorário reconhece tudo que o senhor fez pelo Distrito Federal e tem feito pelo nosso Brasil”, ressaltou o parlamentar.

A deputada Paula Belmonte (PSDB), autora do Decreto Legislativo nº 2.592/2025, que outorgou a honraria ao ministro, destacou a simbologia da data escolhida para realização da cerimônia: 9 de dezembro, Dia Internacional Contra a Corrupção. Em seu discurso, a parlamentar também enfatizou o orgulho de entregar o título ao ministro e à sua família.

“Se houvesse título de Cidadão Honorário Brasileiro, o senhor receberia, porque as pessoas têm que conhecer o seu trabalho no TCU”, disse Belmonte. “É muito importante ter pessoas da sua qualificação e com esse compromisso com a nossa sociedade e com o TCU”, frisou.

Em seu discurso, Nardes compartilhou as vitórias de sua trajetória profissional, como a mudança promovida no TCU, que passou a atuar de forma preventiva com auditorias coordenadas e foco em governança — modelo reconhecido internacionalmente e replicado em mais de 100 países. 

O ministro também frisou que receber a honraria aumenta sua responsabilidade com a capital e o país. “Esse momento é de felicidade e alegria. Eu aprendi na vida que temos que perseverar e persistir para vencer”, salientou Nardes.

 

Trajetória

A cidadania honorária é concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à população do DF, mas nasceram em outras unidades da federação. O ministro Augusto Nardes é natural da cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, e tornou-se membro do TCU em 2005. No biênio de 2013 a 2014, Nardes foi presidente do tribunal, que é o órgão responsável por analisar as contas dos administradores de recursos públicos federais. 

Antes de se tornar ministro, Augusto Nardes exerceu o mandato de deputado federal do Rio Grande do Sul (RS), cargo para o qual foi eleito por três vezes (1995-1999; 1999-2003; 2003-2005). Ele também foi deputado estadual pelo mesmo estado (1986-1990; 1991-1995) e vereador do município de Santo Ângelo, também no RS (1973-1977).

Formado em Administração de Empresas (Faculdades Integradas de Santo Ângelo – Fisa/Fundames), o ministro tem especializações em política do desenvolvimento, estratégia do desenvolvimento e estatística do trabalho.

O evento foi transmitido pela TV Câmara Distrital, nos canais 9.3 (aberto), 11 da NET/Claro e 09 da Vivo, e está disponível no canal da CLDF no YouTube.

 

 

Agência CLDF