Publicador de Conteúdos e Mídias

CLDF celebra o Dia do Judô

Publicado em 23/10/2006 13h17
A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou nesta segunda-feira (23) Sessão Solene alusiva ao Dia do Judô, uma iniciativa dos deputados Gim Argello e Wilson Lima. Durante a cerimônia, foram homenageados os mestres precursores do modalidade no DF, que conta com cerca de cinco mil praticantes."Essa é uma demonstração de nosso respeito com os professores de judô que, desde os primórdios de Brasília, formam atletas e campeões, ajudando os jovens a encontrar alternativas para a ociosidade e a para a violência urbana, com progresso físico e mental", ressaltou o deputado Wilson Lima. O Distrito Federal abriga 185 dojôs (locais onde o judô é ensinado) e 86 associações.

O ex-atleta e hoje presidente do projeto social Judô com Tranquillini, José Mario Tranquilli, aproveitou a sessão para agradecer a atenção da CLDF com a modalidade e apresentar propostas para a elaboração de leis. "A Câmara Legislativa é a única Casa que reserva uma data para a homenagear o judô e sempre se mostrou carinhosa e atenta com o nosso esporte", afirmou.

Dentre suas sugestões, estão descontos para que jovens participantes de projetos sociais comprarem vale-transporte, bolsas de 50% em faculdades para que eles continuem seus estudos e que 20% do valor adquirido em multas por empresas públicas (CEB, CAESB, DETRAN) sejam revertidos para projetos sociais.

Também estiveram presentes à mesa da Sessão Solene o presidente da Liga de Judô do Distrito Federal e da Liga Nacional, Paulo Dubois, o mestre Matsu Ushi, pioneiro do Judô no Distrito federal, o mestre Takeshi Miura, professor de 9° Dan, e o mestre José Inácio do Nascimento, professor de 8° Dan.

Mais notícias sobre