Câmara Legislativa aprova programa de atenção a mães de filhos com deficiência
Câmara Legislativa aprova programa de atenção a mães de filhos com deficiência
Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

De autoria do deputado Eduardo Pedrosa, o PL foi aprovado em dois turnos e redação final
“Cuidando de quem cuida”: assim foi batizado o programa de atenção e orientação às mães de filhos com deficiência. A matéria consta do projeto de lei nº 416/2023, aprovado em dois turnos e redação final pela Câmara Legislativa, nesta terça-feira (27).
Proposto pelo deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), o PL estabelece diretrizes, estratégias e ações para o programa, o qual visa a oferecer orientação psicossocial e apoio, por meio de serviços em áreas variadas, para o fortalecimento e a valorização das “mães atípicas”.
Esse termo, de acordo com o projeto, diz respeito “àquela mulher e/ou cuidadora que é responsável pela criação de filhos que necessitam de cuidados específicos para pessoas com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, TDAH, TDA e Dislexia, entre outros”.
“As mães atípicas enfrentam desafios únicos e complexos em sua jornada materna e frequentemente são invisibilizadas”, avalia Pedrosa. “Essas mães, na maioria das vezes, largam tudo para cuidar dos filhos, principalmente quando têm alguma deficiência. É importante oferecer a elas políticas públicas onde possam ter espaços de troca, de conversa, de lazer; atividades tão importantes para a diminuição do estresse”, completa o distrital.
Denise Caputo - Agência CLDF