Aprovada convocação de Delgatti para depoimento

Publicado em 24/08/2023 10h16

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou requerimento para convocar a prestar depoimento Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker de Araraquara ou da Vaza Jato e que acusou o ex-presidente Bolsonaro durante depoimento prestado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional.

Autor do requerimento, o deputado Gabriel Magno (PT) justificou que um dos objetivos da CPI é investigar as ações preparatórias dos atos realizados no dia 8 de janeiro. Por sua vez, o deputado Pastor Daniel de Castro (PP) registrou que, mesmo votando favorável, “não vê essa conexão de um bandido, condenado, sem moral, um crápula venha aqui nesta comissão fazer circo como ele fez no Congresso Nacional”.

Recentemente, Delgatti foi condenado pela Justiça Federal no âmbito das investigações de operação Spoofing, que resultou na invasão de telefones de autoridades, como o ex-juiz Sergio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol.

A aprovação ocorreu durante reunião ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (24) no plenário da CLDF. Além disso, os membros do colegiado aprovaram ainda dois requerimentos de informação. O primeiro solicita ao Comando Militar do Planalto (CMP) que encaminhe para a CPI cópia do Ofício 113 – COp/CMP.

Já o segundo, requer ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que preste todas as informações atinentes aos atos de vandalismo do dia 08/01/2023, esclarecendo para tanto sobre os procedimentos adotados na segurança das instalações do Palácio do Planalto, incluindo os respectivos documentos comprobatórios, “Plano Escudo”, o responsável pelo planejamento da segurança do Palácio do Planalto, a classificação de risco dada ao movimento, informações de inteligência recebidas da ABIN, efetivo destacado para proteção do prédio, eventual reforço e outras informações.

O presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT) comunicou que os membros da comissão assinaram requerimento para prorrogação dos trabalhos por mais 90 dias. “Ainda há muitos fatos que precisam ser investigados e provas que estão surgindo, além de realizar todas as oitivas aprovadas”, afirmou o presidente.

Francisco Espínola - Agência CLDF