Publicador de Conteúdos e Mídias

Aspectos relacionados à pandemia mobilizam pronunciamentos dos distritais

Publicado em 20/10/2021 17h29

Foto: Reprodução/TV Web CLDF

Fábio Felix enumerou diversas ações “em defesa da vida” que a Câmara Legislativa realizou ao longo desse período,

Fábio Felix enumerou diversas ações “em defesa da vida” que a Câmara Legislativa realizou ao longo desse período, "ao contrário do governo federal"

No dia em que a CPI da Pandemia do Senado Federal apresentou o relatório final – ocasião evidenciada pelo deputado Fábio Felix (Psol) na sessão ordinária da Câmara Legislativa desta quarta-feira (20), vários aspectos relacionados à pandemia foram tratados pelos distritais. Arlete Sampaio (PT), por exemplo, pediu apoio à proposta de sua autoria para que o DF garanta condições de sobrevivência aos órfãos da Covid-19. A deputada observou que “199 crianças perderam, pelo menos, a mãe ou o pai ao longo de um ano e meio”.

Para Felix, os crimes listados pela CPI da Pandemia não podem passar impunes. Na análise do parlamentar, “a história não perdoará o governo Bolsonaro pela atuação durante a calamidade”. O deputado enumerou diversas ações “em defesa da vida” que a Câmara Legislativa realizou ao longo desse período, ao contrário do governo federal. Ele citou a atuação da Comissão de Direitos Humanos, além dos trabalhos da Comissão Especial da Vacina da CLDF.

Por sua vez, a deputada Júlia Lucy (Novo) solicitou ao GDF a revisão de decretos que regulam as atividades de bares e restaurantes. Na avaliação da distrital, muitas medidas – como o distanciamento exigido e o uso constante de máscaras – não são exequíveis no interior desses estabelecimentos. “Com a vacinação e a redução do índice de transmissão, é preciso revisar essas normas”, disse, considerando que as multas dos órgãos de fiscalização “são ilegais porque o princípio é ilegal”.

Marco Túlio Alencar - Agência CLDF