(Autoria: Deputado ROOSEVELT VILELA)
Requer a realização de sessão solene em homenagem e comemoração à independência da Grécia, a ser realizada no dia 24 de março de 2022, às 19h30.
Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal,
Requeiro, nos termos do artigo 124, do Regimento Interno desta Câmara Legislativa, a realização de sessão solene em homenagem e comemoração à independência da Grécia, a ser realizada no dia 24 de março de 2022, às 19h30, no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
JUSTIFICAÇÃO
A sessão solene tem o condão de homenagear e comemorar à independência da Grécia, bem como reconhecer o importante trabalho desenvolvido pela Comunidade Grega em Brasília.
De acordo com informações históricas, o povo grego revoltou-se no século XIX (1821-1829) contra o Império Otomano, conduzindo à independência do Sul da Grécia, com a integração do Peloponeso (https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$independencia-da-grecia).
A luta pela independência já tinha sido tentada no século XVIII (1770), quando uma devastadora fome disseminada entre os agricultores gregos, que não tinham permissão para comprar terras aos turcos, instigando um forte sentimento de revolta.
Segundo informações históricas, o clima liberal do século XVIII que viu nascer as Revoluções Francesa e Americana e possibilitou a ascensão de um movimento de simpatia generalizada pelas populações oprimidas, conjugado com o crescente enfraquecimento do império turco ameaçado pelo levantamento sérvio de 1804, e também pelas grandes dificuldades que os turcos encontraram em controlar o governador albanês Ali Pasha, facilitaram a criação de condições favoráveis ao sucesso da libertação do povo grego.
Após o longo período de conflito e com a ajuda das Grandes potências, a independência foi finalmente garantida por meio do Tratado de Constantinopla em julho de 1832. O povo grego foi o primeiro a adquirir o estatuto de Estado soberano frente ao Império Otomano. O aniversário do dia da independência (25 de março de 1821) é um feriado nacional na Grécia.
A Comunidade Grega em Brasília, remonta aos antepassados, que nos primórdios da cidade chegaram a contar com uma população de 40 mil Gregos, tendo muitos desses voltado à terra natal, para outro país ou para São Paulo.
Todavia, apesar de muitos terem regressado ou migrado para outros estados e países, os gregos e seus descendentes que permaneceram em Brasília honraram muito bem as tradições e o legado do povo grego.
A atuação da comunidade no ramo comercial, pode ser percebida aos se lembrar de nomes como BI-BA-BÔ, Casas Nordeste, Lojas MAP, FOFI, empreendimento estes que fazem parte do imaginário popular da cidade e consolidaram a verve comercial de nobre povo Grego.
Contudo, a contribuição do povo grego em Brasília é bem mais ampla e passa pelo sucesso como empreendedores privados , profissionais liberais , funcionários públicos.
Ademais, como contribuição relevante do ponto de vista cultural e religioso, a Comunidade Grega, possui um Igreja Greco-Ortodoxa, que realiza a celebração de missas em greco e em português, ao domingos.
Outrossim, a Comunidade Grega em Brasília também oferece cursos de grego, do básico ao avançado. Visando tornar a cultura helênica mais conhecida, a comunidade realiza, periodicamente, celebrações de aniversários da entidade e de datas comemorativas, com festas que são abertas ao público.
Diante do exposto, considerando a relevância e interesse público ao homenagear a independência da Grécia comemorada em 25 de março, e tendo e vista importância e contribuição da Comunidade Grega de Brasília para o Distrito Federal, faz-se necessária a apresentação da presente iniciativa.
Nesse contexto, rogo o apoio dos nobres Deputados para a aprovação da presente proposição.
Sala das sessões,
ROOSEVELT VILELA
Deputado Distrital