Votação do Plano de Preservação de Brasília fica para 2013
Votação do Plano de Preservação de Brasília fica para 2013

A votação do Projeto de Lei Complementar 52/2012, do Executivo, que aprova o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) foi adiada para o próximo ano. A líder do governo, deputada Arlete Sampaio (PT), disse na sessão ordinária desta quarta-feira (12) que o acordo para o adiamento já foi fechado com o governador Agnelo Queiroz. Os deputados querem mais tempo para analisar o projeto e discutir mudanças com diversos setores da sociedade. Nas últimas semanas, a Câmara realizou várias audiências públicas para debater aspectos do PPCUB, como as pousadas na W3 Sul e oficinas do Sudoeste.
A deputada Celina Leão (PSD) chegou a pedir a retirada de tramitação do projeto em função de vários problemas relatados em documento do Ministério Público e do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan). Segundo ela, a proposta apresenta vários problemas desde o seu nascimento no Executivo e, por isso, deveria ser totalmente refeita.
A deputada Liliane Roriz (PSD) também declarou-se incomodada com o projeto e disse que as mudanças propostas podem fazer Brasília perder o título de Patrimônio Histórico da Humanidade.
Já o deputado Olair Francisco (PT do B), um dos relatores do projeto, afirmou que a retirada do projeto seria um grave erro. Para ele, é mais fácil a Casa consertar os problemas do projeto caso ele continue sua tramitação.
Wasny de Roure (PT) e Luzia de Paula (PEN) também defenderam um maior debate sobre a proposta, mas são contrários à retirada do projeto de tramitação.
Lula - O deputado Chico Vigilante (PT) solidarizou-se com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira. O deputado classificou de "irresponsável" a atitude dos partidos de oposição que estariam amplificando a declaração de "um condenado da Justiça" para atacar Lula. O deputado Agaciel Maia (PTC) destacou que outros países valorizam suas lideranças e as pessoas que "deram certo", como o ex-presidente Lula.