Publicador de Conteúdos e Mídias

Troféu Câmara Legislativa - Conheça os concorrentes

Publicado em 07/08/2012 09h50

A última embarcação construída por meio de uma técnica artesanal prestes a desaparecer é o tema do documentário "A Jangada de raiz", do diretor Edson Fogaça. No filme, Edilson Miguel da Silva, pescador marítimo artesanal do Ceará, reflete sobre sua opção profissional e sobre o modelo de jangada, feita com raízes, que elegeu como instrumento principal de seu trabalho.

Durante mais de 35 anos, ele construiu e utilizou este tipo de embarcação, enquanto todos os seus colegas migraram para outro modelo, a canoa. Hoje aposentado, é o único em sua região que ainda detém os segredos da jangada de raiz e decide construir a derradeira, para demonstrar sua técnica.

O diretor Edson Fogaça estudou cinema documentário na Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, em Cuba. Desde 1998 desenvolve o Projeto Embarcações do Brasil, em parceria com o fotógrafo Niven Franci, com o objetivo de registrar e documentar o universo das embarcações tradicionais brasileiras.

Ao todo 18 filmes (dois longas e 16 curtas) disputarão o Troféu Câmara Legislativa, formando um panorama da diversidade da crescente produção cinematográfica do Distrito Federal. Os selecionados foram anunciados pelo presidente da Casa, deputado Patrício (PT). Os filmes concorrem a R$ 200 mil em prêmios e serão exibidas na Sala Martins Penna do Teatro Nacional, nos dias 22 e 23 de setembro.

O portal da Câmara Legislativa está divulgando a sinopse e ficha técnica de cada um dos concorrentes.
 

A jangada de raiz

Direção: Edson Fogaça

Documentário, cor, digital, 25min, DF, 2012

Sinopse

Edilson Miguel da Silva, pescador cearense, detém a técnica da construção da jangada de raiz, embarcação que há muito deixou de ser utilizada pelos profissionais da pesca marítima artesanal.

Ficha Técnica

Produção executiva, roteiro, montagem e direção de arte: Edson José Alves Fogaça

Fotografia e som: Edson José Alves Fogaça e Patrícia Sardá

Trilha sonora: Mariogil e Rodolfo Stroeter

Música original: Dançapé

Produtora: Edson Fogaça

Classificação indicativa: livre

Mais notícias sobre