Troféu Câmara Legislativa - Conheça os concorrentes
Troféu Câmara Legislativa - Conheça os concorrentes

O segundo longa-metragem que concorrerá ao Troféu Câmara Legislativa na 45ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em setembro próximo, é "Sob o Signo da Poesia" (70 min), documentário de Neto Borges.
De acordo com o diretor, se cidades tivessem signos, o de Brasília seria a Poesia, seu ascendente seria a diversidade e sua lua seria povoada por poetas. O filme traz "versos declamados em feixes de luz" dando forma à história lírica da cidade. "Sob o Signo da Poesia" rima música à chuva e à seca do cerrado e as cores do céu tiram os sentidos para dançar. Também conta a história de movimentos culturais pela ocupação dos espaços públicos, como o Concerto Cabeças.
Entre vários artistas e personalidades da cidade que aparecem no filme estão: Reynaldo Jardim, Nicolas Behr, TT Catalão, Renato Matos, Néio Lúcio, Ivan Presença, Bené Fonteles, Miquéias Paz, Vladimir Carvalho, Gustavo Dourado, Eliana Carneiro, Luiz Turiba, Mel da Terra, Anderson Braga Horta e Cassiano Nunes.
Ao todo 18 filmes (dois longas e 16 curtas) disputarão o Troféu Câmara Legislativa, formando um panorama da diversidade da crescente produção cinematográfica do Distrito Federal. Os selecionados foram anunciados pelo presidente da Casa, deputado Patrício (PT). Os filmes concorrem a R$ 200 mil em prêmios e serão exibidos na Sala Martins Penna do Teatro Nacional, nos dias 22 e 23 de setembro.
O portal da Câmara Legislativa está divulgando a sinopse e ficha técnica de cada um dos concorrentes. O primeiro foi o longa-metragem "Parece que existo" (73min), documentário dirigido por Mario Salimon.
Sob o Signo da Poesia
Direção: Neto Borges
Documentário, cor, digital, 70min, DF, 2011
Sinopse
O documentário mostra as diversas vertentes poéticas da cidade, seja na métrica e na rima, na música, nas artes visuais e em outras formas de expressão.
Ficha Técnica
Produção executiva e som: Raíssa Ladeira
Roteiro, fotografia e montagem: Neto Borges
Animação: Makistony Carvalho
Trilha sonora e música original: Claudio Vinicius Fialho
Produtora: Olho Filmes
Classificação indicativa: Livre