Situação fundiária de Santa Maria é tema de debate
Situação fundiária de Santa Maria é tema de debate

Empresários, comerciantes, autoridades, todos concordaram com a necessidade de medidas urgentes para resolver o problema. Tanto, que ficou acertada a promoção conjunta do 1º Seminário para Regularização Fundiária de Santa Maria, a ser realizado na própria cidade, e cuja proposta deve estar pronta dentro de 15 dias. A comissão que fará a proposta de programação do seminário será integrada por representantes da comunidade de Santa Maria, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Câmara Legislativa e da Administração Regional.
A cidade, uma das mais novas do Distrito Federal, nasceu com o assentamento de famílias carentes em áreas que não eram, necessariamente, da Terracap. A implantação do Pró-DF local também não levou em consideração a propriedade dos lotes distribuídos o que transformou a cidade num emaranhado de problemas fundiários e jurídicos. Hoje, grande parte do comércio funciona sem alvará e os empresários reclamam das dificuldades que isso traz às suas atividades, impedindo-os até mesmo de manter contas bancárias como pessoas jurídicas.
O deputado Chico Leite, autor da iniciativa, lembrou que 80% dos empregos do DF são gerados por pequenas e micro empresas, mas que a maioria enfrenta grandes dificuldades e morre antes de completar dois anos de existência. O parlamentar disse que o DF é hoje a oitava economia do Brasil, à frente de estados fortes como Pernambuco, Espírito Santo, Goiás, Ceará, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas que ainda está engatinhando em seu desenvolvimento industrial. Chico Leite cobrou um melhor planejamento governamental.
Morador de Santa Maria, o deputado Batista das Cooperativas (PRP), informou aos presentes que apresentou cinco emendas ao Plano Plurianual 2008/2011 para garantir recursos à cidade e chamou a atenção para a necessidade de qualificação profissional do jovem.
Compuseram a mesa da audiênica pública, além do deputado Chico Leite que a presidiu, o deputado Batista das Cooperativas; a administradora regional de Santa Maria, Maria de Lourdes Roriz; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Adriano Amaral; o presidente da Associação Comercial de Santa Maria, Jorge Alexandre da Silva Sobrinho; seu vice, Nery Moreira da Silva; e o prefeito comunitário da cidade, Antonio Alan de Brito.