Publicador de Conteúdos e Mídias

Sessão homenageia alfabetizadores

Publicado em 09/11/2007 10h00
Em comemoração ao Dia do Alfabetizador, a Câmara Legislativa realizou hoje sessão solene no plenário da Casa, com a presença de dezenas de professores, além de estudantes, representantes da Secretaria de Educação e de entidades que desenvolvem programas de alfabetização. A sessão, que contou com apresentação cultural de alunos do Centro Educacional 21 de Abril, foi realizada por iniciativa da deputada Eurides Brito (PMDB), que por diversas ocasiões foi titular da Secretaria de Educação do DF.

Ao abrir a sessão, a deputada Eurides Brito ressaltou a importância das atividades realizadadas pelos alfabetizadores.
 Comparou o trabalho dos alfabetizadores ao alicerce de um edifício, que deve ser bastante sólido para evitar que a construção venha a ruir.
 "Ninguém pode ser vitorioso se não tiver essa base sólida no primeiro degrau da vida escolar", acrescentou a deputada.

Observou que, até o início da década de 70 havia uma discriminação salarial dos professores que iniciavam a carreira a partir da alfabetização de alunos em séries iniciais. Até então eles recebiam salários inferiores aos professores que lecionavam para alunos de séries mais adiantadas. Para a deputada, os legisladores não tinham a visão da importância do "alicerce" e, ao mesmo tempo, havia uma debandada dos alfabetizadores para séries mais "valorizadas".

Explicou que a Lei 5.692/71, que foi redigida com a participação da deputada, corrigiu essa distorção, ao estabelecer que o salário dos professores do ensino básico seria definido pelo nível de formação e não mais pelas séries escolares em que atuavam. "Os alfabetizadores deixaram de ser subprofessores e agora não há mais perigo de retrocesso", disse.

Além de Eurides Brito, que presidiu os trabalhos da sessão, a mesa do evento foi composta também pelo subsecretário de Educação Básica da secretaria de Educação do DF, Adailton Barreto Rodrigues; pela subsecretária de Planejamento e Inspeção de Ensino da Secretaria de Educação do DF, Solange Castro; pelo gerente do Projeto de erradicação do Analfabetismo no DF, Silval Lucas de Souza Filho; pela diretora de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do DF, Marília Gonzaga Magalhães; e pela diretora regional de Ensino de Ceilândia, representando as diretorias regionais de Ensino do DF, Ana de Fátima Dias Henriques.


Mais notícias sobre