Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário prepara novos deputados

Publicado em 20/11/2006 11h07
Para ambientar os novos deputados distritais eleitos, a Câmara Legislativa promoveu, em novembro, seminário sobre os principais assuntos com os quais os novos parlamentares terão que lidar a partir da posse em 1º de janeiro.

O seminário de ambientação foi aberto pelos deputados pefelistas Eliana Pedrosa e Leonardo Prudente, corregedora da Casa e presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças, respectivamente, que deram as boas vindas aos parlamentares eleitos em outubro. Eles lembraram que, a partir da posse, não haverá qualquer distinção entre eles. Mesmo com mais experiência, disseram, "temos muito o que aprender, ainda". O primeiro secretário da Casa, deputado Wilson Lima (Prona), aproveitou para alertar aos eleitos sobre a importância de conhecer a fundo o Código de Ética e pediu aos organizadores do seminário que fossem distribuidos exemplares a todos. Wilson Lima, que já foi corregedor da Câmara, lembrou que "é muito fácil jogar o nome de um deputado na lama, mas tirá-lo de lá é quase impossível".

Os novos parlamentares assistiram ainda a uma palestra do professor da UnB, Antônio José Barbosa, doutor em História e consultor legislativo do Senado, sobre o Parlamento Brasileiro; e à exposição do deputado Chico Leite (PT), vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), sobre a constitucionalidade das leis produzidas pela CLDF.

Em outra parte do seminário, os deputados eleitos ficaram sabendo como é a estrutura da Casa, as regras para a ocupação dos gabinetes, como poderão estruturar seus gabinetes e como funciona o Fundo de Assistência à Saúde da CLDF (Fascal).

Mais notícias sobre