Seminário debate edificações sustentáveis
Seminário debate edificações sustentáveis

Cláudio lembrou que "na próxima segunda-feira o mundo terá sete bilhões de habitantes" e que é imperativo criar normas que garantam a sustentabilidade das construções, considerando-se particularmente o gasto com recursos hídricos, energéticos e disposição dos resíduos sólidos gerados pelas obras. O seminário tem a participação de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, estudantes e técnicos dos diversos órgãos públicos locais e federais que lidam com a questão.
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, disse que é preciso "pensar com os pés no chão".
Isso, para ele, equivale a buscar soluções simples que tornem a reciclagem das latas de alumínio uma solução no país, ao agregar-lhe valor econômico. O mesmo pode ser feito em relação à reutilização de águas para determinados usos. "O Estado e a academia juntos podem tornar isso possível", afirmou.
A reunião de todos os atores interessados para discutir a questão, segundo a diretora-adjunta da FAU, Cláudia Naves David Amorim, é positiva. A busca da sustentabilidade, em sua opinião, não deve ser vista apenas sob o prisma da economia, mas também no reflexo que produzem em relação à qualidade de vida das pessoas.
O professor Daniel Sant'Ana, também da FAU, afirmou que a busca da sustentabilidade, concentrada particularmente na água, energia e nos impactos que causam ao meio, deve contemplar não só as novas edificações, mas também aquelas já existentes.
O seminário teve, na manhã de hoje, dois painéis: "O panorama dos resíduos sólidos no DF" e "Materiais de construção de baixo impacto ambiental", ambos apresentados pelo professor Márcio Buscon, da FAU. Os debates prosseguirão à tarde, abordando os seguintes temas: "O panorama da água no DF" (professor Oscar Cordeiro Neto/Unb); "Conservação de água nas edificações" (professor Daniel Sant'Ana/UnB); "O panorama da energia no DF" (representante do Ministério das Minas e Energia); e "Etiquetagem de eficiência energética de edifícios" (professora Cláudia Amorim/UnB). Todos os painéis serão seguidos de debates.