Publicador de Conteúdos e Mídias

Seminário debate edificações sustentáveis

Publicado em 27/10/2011 10h03
Ao abrir o Seminário sobre Edificações Sustentáveis, na manhã de hoje (27), o deputado Cláudio Abrantes (PPS) afirmou que o Distrito Federal cresce sem planejamento e que é preciso mudar "o paradigma da invasão e das construções clandestinas". O deputado, que é presidente da Frente Ambientalista do DF, quer recolher subsídios para formatar um projeto de lei que crie um sistema de etiquetagem de edifícios, com base no consumo sustentável.

Cláudio lembrou que "na próxima segunda-feira o mundo terá sete bilhões de habitantes" e que é imperativo criar normas que garantam a sustentabilidade das construções, considerando-se particularmente o gasto com recursos hídricos, energéticos e disposição dos resíduos sólidos gerados pelas obras. O seminário tem a participação de professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB, estudantes e técnicos dos diversos órgãos públicos locais e federais que lidam com a questão.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF, Eduardo Brandão, disse que é preciso "pensar com os pés no chão".
 Isso, para ele, equivale a buscar soluções simples que tornem a reciclagem das latas de alumínio uma solução no país, ao agregar-lhe valor econômico. O mesmo pode ser feito em relação à reutilização de águas para determinados usos. "O Estado e a academia juntos podem tornar isso possível", afirmou.
 A reunião de todos os atores interessados para discutir a questão, segundo a diretora-adjunta da FAU, Cláudia Naves David Amorim, é positiva. A busca da sustentabilidade, em sua opinião, não deve ser vista apenas sob o prisma da economia, mas também no reflexo que produzem em relação à qualidade de vida das pessoas.

O professor Daniel Sant'Ana, também da FAU, afirmou que a busca da sustentabilidade, concentrada particularmente na água, energia e nos impactos que causam ao meio, deve contemplar não só as novas edificações, mas também aquelas já existentes.

O seminário teve, na manhã de hoje, dois painéis: "O panorama dos resíduos sólidos no DF" e "Materiais de construção de baixo impacto ambiental", ambos apresentados pelo professor Márcio Buscon, da FAU. Os debates prosseguirão à tarde, abordando os seguintes temas: "O panorama da água no DF" (professor Oscar Cordeiro Neto/Unb); "Conservação de água nas edificações" (professor Daniel Sant'Ana/UnB); "O panorama da energia no DF" (representante do Ministério das Minas e Energia); e "Etiquetagem de eficiência energética de edifícios" (professora Cláudia Amorim/UnB). Todos os painéis serão seguidos de debates.

Mais notícias sobre