Semana da Saúde Bucal é comemorada na Câmara
Semana da Saúde Bucal é comemorada na Câmara

A deputada foi incisiva ao considerar que, embora a saúde bucal seja um direito de todos e dever do Estado, "85% dos adultos precisam de próteses - percentual que chega a 99% no caso de idosos".
Rejane afirmou que deseja contribuir, como parlamentar, para encaminhar propostas e sugestões que "acabem com esse abismo".
O presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF (CRO/DF), Júlio César, foi categórico ao reclamar da contradição entre o fato de o país ter uma das melhores odontologias do mundo e a dificuldade da maioria da população de ter acesso aos serviços. Júlio César disse que não é possível continuar perdendo vidas por problemas bucais em pleno século 21.
Essa opinião foi convalidada pelo presidente da Associação Brasileira de Odontologia do DF, Hamilton de Souza Melo, para quem "o valor de um sorriso é a própria vida". A mesma contradição foi também explorada pelo presidente da Associação Brasileira de Odontologia de Taguatinga, Tarcísio Pinto.
Para a diretora do Sindicato dos Odontologistas do DF, Patrícia Moraes, o resgate da saúde bucal passa pela evolução da própria sociedade. Segundo disse, a perda de um dente pode ser comparada à perda de um dedo, mas as pessoas ainda não têm esse entendimento. A diretora também reclamou dos salários que a rede pública de saúde paga aos dentistas, que são 70% inferiores aos dos médicos.
O conselheiro do Conselho Federal de Odontologia, Samir Najjar, observou que a profissão está sendo devidamente valorizada. Najjar reclamou do número excessivo de faculdades de odontologia no DF e pediu apoio para a realização, no DF, em março do próximo ano, do Congresso Internacional de Odontologia, que deverá reunir mais de sete mil dentistas de todo mundo.
O diretor da Associação Brasileira de Odontologia, Wesley Borba Toledo, fez apelo para que se promovesse uma grande campanha nacional pela saúde bucal, para esclarecimento da população e sensibilização dos órgãos responsáveis pela implementação de políticas de saúde pública.
Ao final, foram entregues Medalhas de Honra ao Mérito Odontológico a personalidades que contribuíram para a valorização da profissão no DF: Orlando Ayrton de Toledo, ex-presidente do CRO/DF, e José Oleskovicz, superintendente da Receita Federal no DF.