Personalidades de Brasília estrelam filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa
Personalidades de Brasília estrelam filmes concorrentes ao Troféu Câmara Legislativa

A sessão de sábado da Mostra Brasília reuniu dois filmes inéditos sobre personalidades da cidade: a jornalista e ativista cultural Nara Albernaz e o pintor, ator e músico Renato Matos. As produções provocaram empatia no público que compareceu ao Cine Brasília, estimulando interação e aplausos durante as exibições. A programação dos filmes selecionados para o Troféu Câmara Legislativa segue até amanhã (22), com entrada gratuita, no Cine Brasília e em quatro cidades-satélites (ver abaixo). As produções concorrem a R$ 200 mil em prêmios, incluindo premiações do júri popular.
O curta-metragem Nara, de Santiago Dellape, foi apresentado por Filipe Gontijo (Pipo). O filme trata da vida de Nara Albernaz: sua relação com a família, em especial com o pai, que era militar; sua atuação durante a ditadura, e a luta pela legalização da maconha. A personagem transita por Brasília à pé, de bicicleta ou de carro, mostrando as entrequadras e o Eixo Monumental, enquanto narra suas experiências. Segundo Pipo, o filme é dedicado a Graça Coutinho - que integrou a Comissão de Seleção do Troféu Câmara Legislativa 2014 - e a Sérgio Fidalgo, ambos com extensa relação com o cinema e o Festival de Brasília, do qual estiveram à frente por muitos anos. "Acredito que o filme vai fazer a cabeça de vocês", afirmou o realizador, após apresentar a equipe do filme.
Há quase duas décadas afastado da produção cinematográfica, o diretor André Luiz Oliveira - premiado no Festival de Brasília de 1995 com Louco por Cinema - subiu ao palco do Cine Brasília para apresentar seu novo longa-metragem, o documentário Zirig Dum Brasília - A Arte e o Sonho de Renato Matos. O retorno do cineasta, desta vez na Mostra Brasília, emocionou muitos espectadores. "Subi neste palco com 21 anos. Hoje estou com 65, são muitas histórias", destacou.
O veterano ressaltou a vida "rica, ampla e apaixonante" do artista Renato Matos, personagem de seu filme: "Me envolvi tanto que a gente está planejando um segundo filme, o lado B do Zirig Dum". André Luiz Oliveira dedicou o longa aos parceiros de Matos, os artistas Jota Pingo e Paulo Tovar. Renato Matos, que também subiu ao palco, agradeceu a homenagem e lembrou sua atuação em outros filmes do cineasta: Louco por Cinema e Sagrado Segredo.
Confira a programação dos próximos dias e conheça o júri oficial do Troféu Câmara Legislativa. Os vencedores serão anunciados na solenidade de encerramento do Festival de Brasília, na terça-feira (23), às 20h, no Cine Brasília.
MOSTRA BRASÍLIA/TROFÉU CÂMARA LEGISLATIVA – 2014
18 a 22 de setembro de 2014
Cine Brasília, às 18h
Sesc Ceilândia, Teatro de Sobradinho, CG do Gama e Teatro da Praça de Taguatinga, às 18h30
Entrada franca
Domingo (21/09)
|
Curió, de Tiago de Aragão Direção: Tiago de Aragão Documentário, cor, digital, 19min, Livre, 2014 Sinopse Ficha Técnica | |
Ácido Acético, Fáuston da Silva Sinopse Elenco Ficha Técnica |
| |
|
Cine Drive-in – Cinema sob o céu, de Claudio Moraes Sinopse Uma queria ser atriz; hoje "faz as artistas brilharem". A outra só precisava de um meio para se sustentar; hoje "sustenta" a arte a céu aberto. Com seus altos e baixos, seus momentos de glória, de depressão e de recuperação, o Cine Drive-in de Brasília é o único da categoria no Brasil. Ficha Técnica | |
Querido Capricórnio, de Amanda Devulsky Sinopse Elenco Ficha Técnica |
| |
|
Segunda-feira (22/09)
|
À Mão Armada, de Afonso Serpa Sinopse Elenco Ficha Técnica | |
Branco sai. Preto Fica, de Adirley Queirós Sinopse Elenco Ficha Técnica |
|
Júri Oficial
Marcélia Cartaxo
Primeira brasileira a receber o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim (Urso de Prata), por sua atuação no filme A Hora da Estrela – consagrado no Festival de Brasília, em 1985 –, Marcélia Cartaxo tem uma carreira consolidada no cinema. Participou de mais de 25 filmes, por muitos dos quais também foi premiada (sendo o mais recente em Paulínia 2014, com A História da Eternidade). Fez novelas, especiais de TV, teatro e também dirigiu, além de trabalhar na preparação de atores. Atualmente filma, em Pernambuco, Big Jato, de Cláudio Assis. Marcélia, que morou no Distrito Federal na década de 1990, foi apresentadora do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e participou como jurada dos mais importantes festivais do País.
Maria do Rosário Caetano
Jornalista e pesquisadora de cinema, integra a equipe da Revista de Cinema e colabora com o semanário Brasil de Fato. Trabalhou no Correio Braziliense e Jornal de Brasília. Autora do livro Cinema Latino-Americano – Entrevistas e Filmes; em 2006, organizou Cangaço, o Nordestern no Cinema Brasileiro e, em 2012, Paulo Emilio Salles Gomes – O Homem Que Amava o Cinema e Nós Que o Amávamos Tanto. Escreveu três volumes para a Coleção Aplauso (Imprensa Oficial – SP). Colaborou com diversas publicações e é autora do livro-álbum Festival de Brasília 40 Anos. Por sua atuação como jornalista cultural, ganhou prêmios e foi reconhecida pelo Cine PE, Mostra Tiradentes, Fest Aruanda e Curta Sergipe. É membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Sérgio Bazi
Jornalista e crítico de cinema, com atuação ininterrupta por mais de três décadas nos veículos de imprensa de Brasília, Sérgio Bazi atualmente é coordenador de imprensa do Ministério das Comunicações. Como cineasta, codirigiu o curta-metragem Brasiliários, com base na obra da escritora Clarice Lispector, premiado em festivais no Ceará e em Brasília. Integrou o júri oficial do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e de outros certames. Editou e escreveu para o catálogo "Mostra Brasília – 10 Anos do Troféu Câmara Legislativa", em comemoração à primeira década do prêmio. Também integrou a comissão que selecionou os filmes que concorreram ao Troféu Câmara em 2012.