Padronização das escolas públicas é tema de debate
Padronização das escolas públicas é tema de debate

Para o deputado, mais de 70% das escolas públicas do DF não têm estrutura física adequada, seja para garantir a segurança dos alunos, como também para tornar o ambiente agradável e receptivo aos que ali estudam e trabalham. Os problemas vão desde fiações expostas e vazamentos em banheiros até a falta de cobertura nas quadras de esporte.
Com o objetivo de mudar essa realidade, Israel Batista apresentou uma proposta que em breve deverá ser formalizada em um projeto de lei. A intenção do parlamentar é garantir que os estabelecimentos escolares tenham quadras de esporte cobertas, laboratórios de informática com internet rápida, auditório e biblioteca com acervo próprio. A ideia é disponibilizar esses equipamentos não só aos alunos, mas também para toda a comunidade.
"Como é possível um aluno fazer educação física exposto ao forte sol da tarde? Ou ter competitividade sem saber lidar com a tecnologia, que hoje é requisito indispensável a um bom emprego?", questionou o parlamentar.
Somente a partir de uma estrutura mínima, aliada a mudanças, por exemplo, na política de substituição de professores, será possível, segundo o deputado, dispor de uma escola de qualidade que dê a seus alunos condições para ingressar em uma universidade pública como a UnB e, assim, transformarem a própria vida e a de suas famílias.
Depois de sua exposição, os alunos de diversas escolas do DF formaram grupos para debater as propostas, coordenados pelo diretor da Escola do Legislativo da Câmara, Aurélio Araújo. Participou também das atividades o secretário de Juventude, Fernando Nascimento Silva Neto.