Publicador de Conteúdos e Mídias

O Engenho de Zé Lins recebe o Troféu Câmara de melhor longa 35 mm

Publicado em 29/11/2006 12h20
O documentário O Engenho de Zé Lins, de Vladimir Carvalho, vencedor do Troféu Câmara Legislativa do DF na categoria Longa-metragem35 mm, conta passagens da vida e obra do escritor José Lins do Rego, desde a sua infância no ambiente que imortalizou nos romances do Ciclo da Cana-de-Açúcar até a maturidade e glória literária. Ao receber o prêmio de R$ 50 mil, concedido pela Câmara Legislativa às melhores produções brasilienses, durante o 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Vladimir Carvalho brincou com a platéia que lotava a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, e disse que a premiação "faz a minha alegria e a de meus credores", referindo-se às dificuldades da produção do longa-metragem."Raríssimas vezes eu fui alvo de tanto carinho e tanta amizade como durante esta edição do festival, dentro e fora dele", declarou, ao dedicar o prêmio ao público do Festival de Brasília.

O cineasta Vladimir Carvalho, ex-professor da Universidade de Brasília, nas disciplinas de Cinema, tem uma experiência de mais de 40 anos nesta área.

 É um nome fundamental na história do documentário no Brasil, tendo aberto especialmente duas grandes vertentes: a questão da terra e dos trabalhadores no Nordeste e a fundação de Brasília, sua construção, sua história inicial, suas memórias. Ele já havia vencido o Troféu Câmara Legislativa do DF, em 2002, com o documentário Barra 68, que trataou da invasão da UnB por policiais.

Mais notícias sobre