Publicador de Conteúdos e Mídias

Nemer vai pedir anulação de votação secreta na CPI da Gautama

Publicado em 16/10/2007 15h05
O deputado Rôney Nemer (PMDB), corregedor da Câmara Legislativa, anunciou na tribuna que vai entrar com pedido para invalidar a convocação feita ontem(segunda-feira) pela CPI da Gautama dos ex-governadores Joaquim Roriz e Maria de Lourdes Abadia, decididas em votação secreta.
 O parlamentar ressaltou que não se pode admitir agora que "deputados ainda tenham medo de externar o seu voto". Ele lembrou que a Casa, depois de um longo processo, aprovou o fim do voto secreto e a transparência de suas votações.


Em solidariedade a Nemer, o deputado Milton Barbosa (PSDB) disse que foi "uma demonstração de covardia" a votação secreta pelos membros da CPI da Gautama. "Eles virão. Isso é uma bobagem. Mas a decisão não poderia ser dessa forma", criticou.

Também a deputada Eurides Brito (PMDB) condenou a aprovação da convocação, por votação secreta. "Passamos vários anos aqui na Casa discutindo essa questão. Eu inclusive mudei a minha posição e fui uma porta-voz do projeto defendido pelo deputado Chico Leite", ponderou.

Regimento - Em defesa da legalidade da convocação dos ex-governadores, o deputado Brunelli (DEM) afirmou que o artigo 84 do Regimento Interno da Câmara Legislativa assegura que, "por deliberação da Comissão", a votação poderia ser secreta.
 E explicou que, depois de paralisada, os membros da CPI decidiram pela votação secreta e, por maioria absoluta, decidiram pela convocação de Roriz e Abadia.

Mais notícias sobre