Publicador de Conteúdos e Mídias

Movimento aponta melhorias no novo portal

Publicado em 03/07/2012 12h38

Com onze dias no ar, o novo portal da Câmara Legislativa foi avaliado positivamente pelo movimento Adote um Distrital, que lhe atribuiu nota sete com base em 42 critérios, divididos em quatro seções: organização, atividade legislativa, gastos e acessibilidade da informação.

Além desses pontos, o movimento também considerou a divulgação em local de fácil acesso, o serviço de orientação, a abertura ao controle social e o acesso à informação, tomando como base a Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), que entrou em vigor em 16 de maio deste ano.

O portal obteve 29 avaliações positivas e 13 negativas, com destaque para a divulgação das atas das reuniões da Mesa Diretora e de atos administrativos que antes ficavam restritos à intranet, de forma detalhada e atualizada; a maior visibilidade na publicação dos gastos com publicidade institucional e das pautas e atas das sessões plenárias.

À política de transparência e controle social, o Adote um Distrital atribuiu a nota seis, em decorrência da inexistência de serviço de orientação ao cidadão, on line e presencial, a fim de facilitar a busca por informações. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), exigência da Lei 12.527, será criado pela Câmara Legislativa após aprovação, pelo plenário da Casa, do projeto de lei do GDF (PL nº 932/2012) que adequa a lei federal à realidade do Distrito Federal.

Para o estatístico da Escola do Legislativo (Elegis) Márcio Correa de Mello, a nota sete corresponde a "bom, com margem para melhorar". "Como a implantação do novo portal está no começo, e muitos serviços previstos ainda serão disponibilizados, a avaliação pode ser vista como positiva", disse Márcio. No tocante à nota seis para a política de transparência, ele vê o resultado como "regular, mediano".

Enquete - Dos 477 internautas que votaram na enquete sobre o novo portal, 42%, representados por um universo de 199 pessoas, revelaram ter gostado da nova apresentação; 15% (72 pessoas) optaram por "não gostei"; 19% acreditam que o portal precisa "evoluir pouco" e 24% acham que precisa "evoluir muito" de acordo com as opções colocadas. 

A Câmara Legislativa acelerou a implantação do portal em função da Lei de Acesso à Informação, por isso ele ainda não está completo. Nos próximos meses serão introduzidas outras novidades como banco de imagens, comentários nas notícias, redes sociais. O atendimento à Lei será progressivo. A Casa tem um endereço específico para recepcionar dúvidas, críticas e sugestões: cgid@cl.df.gov.br.

Mais notícias sobre