Publicador de Conteúdos e Mídias

Jornalista Toni Duarte recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicado em 01/11/2024 18h20

Foto: Carlos Gandra/ Agência CLDF

A homenagem foi de iniciativa do deputado Eduardo Pedrosa

Nesta sexta (1º), o jornalista maranhense Antônio Carvalho Duarte tornou-se o mais novo cidadão honorário da capital do País. Mais conhecido como Toni Duarte, o homenageado recebeu o título das mãos do deputado Eduardo Pedrosa (União Brasil), em sessão solene no plenário da Câmara Legislativa.

“Engana-se quem pensa que o Título de Cidadão Honorário que hoje entregamos se limita a render homenagem a um indivíduo. Por meio do agraciado a quem o título se destina, esta Casa também presta reverência aos valores e princípios que constituem o ideal da atividade jornalística”, contextualizou Pedrosa na abertura do evento. O distrital qualificou Duarte como um jornalista que personifica a vocação para transmitir a notícia “com clareza, simplicidade, coerência e imparcialidade”. 

Radicado em Brasília há 27 anos, o condecorado foi à tribuna enaltecer a terra que o acolheu. “A cidade se tornou o meu lar, meu canto, um espaço em que a pluralidade cultural é celebrada e onde todos têm a chance de brilhar”, ressaltou. Sem deixar de lado as raízes, Duarte apontou que o título representa tanto os maranhenses que permanecem no estado quanto os mais de 200 mil que residem no DF. 

Figuras que marcaram a vida de Duarte em diferentes períodos compuseram a mesa da sessão. Presidente da Associação Brasileira de Portais de Noticias (ABBP), José Fernando Vilela recuperou a trajetória do homenageado, desde os tempos em que atuou como repórter fotográfico, editor de reportagens especiais e radialista até o papel de fundador do portal Radar DF e da própria ABBP. “Toni Duarte é um exemplo de que o jornalismo vai além da informação: é uma forma de arte, de ativismo e de amor à sociedade”, refletiu o também jornalista Vilela. 

Além do autor da proposta do título - o deputado Pedrosa - o distrital Roosevelt (PL) também participou da condecoração. “O Tony é consenso entre todos nós parlamentares e entre a comunidade jornalística”, avaliou. Roosevelt ainda definiu que o título tem o condão de materializar o respeito da população do DF para com o jornalista celebrado. 

A fala do deputado alinhou-se à visão de Edson Lobão, que atuou por 32 anos como senador da República, foi ministro de estado e governou o Maranhão de 1991 a 1994. Para ele, a entrega do título representa um ato de justiça do poder legislativo do Distrito Federal. 

Outra faceta de Duarte foi abordada pela governadora assistente do distrito 4.530 do Rotary Internacional, Heloísa Cardoso da Silva, que representou o governador do mesmo distrito do Rotary, Euripedes Barsanulfo Lima. Nas palavras de Lima lidas por ela, Duarte revigorou os trabalhos conduzidos pelo Rotary Club de Brasília, de modo a fazer a diferença para pessoas necessitadas.  

Já o desembargador Roberval Casemiro Belinati, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, expressou um sentimento comum a todos que se pronunciaram ao imbricar a biografia do jornalista com a história da cidade. "Está é uma homenagem justa a um homem que por sua dedicação e amor à cultura tornou-se um dos maiores brasilienses que nós temos”, concluiu.  

O homenageado 

Natural de São Luís do Maranhão, Toni Duarte acumula quase meio século de experiência no jornalismo. Iniciou a profissão no jornal “O Imparcial”, no qual ocupou diversas funções. Consagrou-se também no rádio, como âncora do programa "Bom dia São Luís". Em 1996, foi vítima de um atentado que o crime organizado orquestrou em reação às reportagens investigativas que realizava. A mudança para Brasília veio em 1998. No DF, trabalhou como consultor da Rádio Senado e lançou o Radar DF, além de outras atividades. 

Daniela Reis - Agência CLDF