Publicador de Conteúdos e Mídias

Fundadora da Transforme é cidadã honorária de Brasília

Publicado em 21/10/2010 10h50
Por iniciativa da deputada Erika Kokay (PT), a Câmara Legislativa concedeu, na noite de ontem (20), no Plenário, o Título de Cidadã Honorária de Brasília a Claudia Farias Cardoso de Britto, idealizadora da ONG Transforme, carioca radicada em Brasília que se dedica ao acolhimento de crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, especialmente pessoas com síndrome de drogadição e portadoras do vírus HIV.

Formada em Administração pela Universidade Católica de Brasília e especializada em computação gráfica e webdesigner nos Estados Unidos, onde morou ainda pequena com a família.

Através de uma amiga assistente social, começou a aplicar seus conhecimentos adquiridos fora do País ensinando computação aos internos do CAJE. Em 2001, fundou com duas amigas a Transforme para cuidar de jovens dependentes químicos, pertencentes a famílias sem condições para lhes oferecer tratamento digno de recuperação. O projeto foi mantido por meio de recursos do Programa Nacional de DST/AIDS até 2005.

Em 2005, fundou a Casa da Criança da Transforme que abrigava crianças vítimas da AIDS de 0 a 10 anos de idade e/ou filhos de portadores da doença. Essa casa, montada com tanta dedicação e carinho, não só abrigava essas crianças vítimas da sociedade e do descaso, como também ajudava na reintegração familiar, buscando recursos para reformular a vida das mães e dos pais em situação de risco. Mais de 30 crianças ganharam, através dos projetos realizados por Claudia, escola, saúde, carinho de seus familiares e reforma de suas casas, retornando aos seus lares no final de 2008.

Em 2009, Claudia reabriu a casa de dependência química, com recursos de emendas parlamentares. Hoje, mantém projetos em parceria com o Ministério da Cultura para profissionalizar crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, visando à sustentabilidade, implantando políticas públicas sociais para a reintegração a cidadania dessas crianças e adolescentes.

Mais notícias sobre