Frei Betto recebe título de Cidadão Honorário
Frei Betto recebe título de Cidadão Honorário

Mineiro de Belo Horizonte, Frei Betto é um dos mais importantes e reconhecidos intelectuais da atualidade. É considerado um dos principais nomes do pensamento progressista do País. Homem de fala mansa, mas de língua afiada, consolidou-se como ferrenho crítico de uma sociedade baseada mais no "ter" do que no "ser".
Dono de vasta bibliografia, escreveu mais de cinco dezenas de títulos diferentes, entre romances, ensaios, artigos e até uma obra famosa com deliciosas receitas, em parceria com sua mãe, Maria Stella Libânio Christo. Ganhou prêmios, como o Jabuti (prêmio máximo da literatura brasileira) e o de Intelectual do Ano, ambos em 1982.
Frei Betto também contribuiu no processo de mobilização e organização dos trabalhadores que culminou na formação do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), dos movimentos populares e sociais, como Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Pastoral Operária do ABC paulista.
Para o deputado Paulo Tadeu, a homenagem ao frade dominicano, teólogo, antropólogo, filósofo e jornalista, "que tanto faz em prol de uma sociedade digna e humana", é mais do que merecida.