Em abertura de exposição na CLDF, discursos lembram holocausto como recado às futuras gerações
Em abertura de exposição na CLDF, discursos lembram holocausto como recado às futuras gerações

"Estamos num momento em que o antissemitismo volta a florescer, e muitos querem riscar da história o holocausto. Lembrar a história é importante, assim como homenagear Jan Karski por ter mostrado ao mundo o horror e o genocídio, evitando que isso se repita", afirmou o presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília, Hermano Wrobel, na noite desta terça-feira (28), durante solenidade de abertura da exposição
"O mundo conheceu a missão de Jan Karski para a humanidade", na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Considerado por muitos um herói, o polonês Jan Karski foi testemunha ocular do holocausto, na Segunda Guerra Mundial, e entregou pessoalmente ao presidente dos Estados Unidos e a autoridades britânicas da época relatórios detalhados sobre a repressão dos alemães à população judaica.
"É preciso lembrar o que aconteceu na Europa e os que tentaram impedir, homenageando quem fez frente ao mal e os que morreram", disse o embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Braiter. "Talvez nenhuma atrocidade humana se iguale ao que aconteceu nos campos de concentração nazista, e o mundo não teria conhecido isso não fosse a atuação de pessoas como Jan Karski, responsável por um dos primeiros documentos sobre o holocausto", acrescentou Wasny de Roure (PT), presidente da Câmara Legislativa.
Ainda na cerimônia de abertura da exposição - integrante das comemorações do ano em homenagem a Karski -, os presentes puderam assistir ao filme "The Mission", do jornalista polonês Michal Fajbusiwicz. No filme, Jan Karski relata como registrou a repressão num bairro judeu da Polônia, como entrou num campo de concentração e a saga para denunciar ao mundo o massacre que estava acontecendo.
Participaram da solenidade os embaixadores da Grécia, da Hungria e da Turquia, além de representantes de outros corpos diplomáticos e da União Europeia.
Serviço - A mostra "O mundo conheceu a missão de Jan Karski para a humanidade" fica em exposição na Galeria do Espelho d`Água, na Câmara Legislativa, até o dia 28 de novembro. A visita é gratuita, das 9h às 17h. A exposição traz fotos e documentos sobre o holocausto e o trabalho do mensageiro Jan Karski (1914-2000).