Publicador de Conteúdos e Mídias

Eliana Pedrosa justifica ações e elogia atuação da Defesa Civil

Publicado em 18/02/2008 13h17
A secretária de Ação Social e Trabalho, Eliana Pedrosa, afirmou ao final das manifestações dos moradores, durante a audiência pública promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos para debater a situação da Fercal, que a comunidade nunca havia sido contemplada com decisões tão rápidas e eficientes como agora. Pedrosa, que é deputada licenciada, afirmou que a Defesa Civil é a primeira salvaguarda da comunidade, por que age em situação de risco iminente para proteger a vida. E foi o que a instituição fez na Fercal, rejeitando as denúncias de que os agentes teriam sido violentos e arbitrários.

A secretária garantiu que o governo atuou com rapidez e eficiência para evitar problemas maiores, tendo oferecido aos moradores obrigados a desocupar suas casas, em razão dos riscos iminentes, caminhão para mudança, lotes em Samambaia, projeto para construção das casas, liberação dos alvarás e doação de material para edificação.

Quanto à possibilidade de fixar os moradores em áreas adjacentes à Fercal, como sugerido, Eliana Pedrosa disse que os únicos lotes disponíveis eram os de Samambaia e que os demais só poderão ser disponibilizados após a aprovação do Plano de Desenvolvimento e Ordenamento Territorial (PDOT), a ser apreciado pela Câmarara Legislativa, possivelmente nesse primeiro semestre do ano.

A secretária de Ação Social afirmou que equipes de sua pasta continuam atuando na área, para assegurar o atendimento adequado aos moradores e que nas ações emergenciais não há como seguir um padrão fixo. Pedrosa também protestou contra lideranças que querem tirar partido da situação, para se afirmarem politicamente, mas que não se deixará intimidar por isso.

 

Mais notícias sobre