Eleições geram debate em plenário
Eleições geram debate em plenário

O segundo turno das eleições e as declarações de apoio aos candidatos geraram debate entre os deputados distritais na sessão ordinária desta terça-feira (14). A deputada Celina Leão (PDT) levantou a discussão ao ler um documento "em defesa de Cristovam Buarque", criticando carta escrita pelo deputado Chico Vigilante (PT) ao senador, que declarou apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB).
Celina afirma que Vigilante "acha que os eleitos têm uma obrigação de fidelidade eterna com seu partido" e defende que "Cristovam tem todo direito de apontar novos rumos sem perder sua coerência, porque o apoio declarado a Aécio significa uma resposta qualitativa ao povo brasileiro, que não aguenta mais o mesmo tipo de política, com políticos rasteiros que elevam seus partidos mais alto do que seus ideais".
Em seu pronunciamento, o petista disse que vai esperar uma resposta do próprio senador, mas aproveitou para apontar avanços conquistados no Brasil nos últimos 12 anos. Entre os aspectos elencados estão: a contratação de 70 mil servidores públicos por meio de concurso, o investimento nas escolas técnicas e no ensino superior e o incentivo à agricultura familiar por meio do Pronaf.
A deputada Arlete Sampaio (PT) também usou o microfone para comentar o pronunciamento de Celina e apontar conquistas dos governos de Lula e Dilma. Ela, que foi vice-governadora de Cristovam Buarque, salientou que o PT também ajudou a construir a imagem do senador, hoje filiado ao PDT, e que é importante que os filiados apoiem a decisão de seus partidos (o PDT, no caso, está coligado com o PT).
Declaração de voto – "Precisamos elevar o nível do debate nesta Casa", disse o deputado Joe Valle (PDT) ao defender a discussão dos programas dos candidatos. O distrital fez questão de declarar seu voto em Dilma Rousseff (PT) e elogiou o governo federal nos últimos sete anos, destacando a aprovação da lei que regularizou terras do DF, a Lei dos Orgânicos, a simplificação do acesso aos insumos para a agricultura orgânica e o Plano Nacional de Agroecologia.
Independência do Legislativo – Alírio Neto (PEN) anunciou que irá protocolar amanhã projetos que visam a "restabelecer o direito de a Casa discutir orçamento e a estrutura administrativa do DF, usurpada no governo Roriz". Segundo ele, são propostas que vão garantir uma atuação mais independente e harmônica da CLDF em relação ao Executivo. "A Câmara não pode ficar na retórica, precisamos preparar arcabouço para o próximo governo", afirmou. Os deputados Chico Vigilante e Celina Leão se manifestaram favoráveis às proposições já nesta tarde.