Publicador de Conteúdos e Mídias

Dois filmes que concorrem ao Troféu Câmara foram mostrados na sexta

Publicado em 24/11/2006 15h15
O longa-metragem O Engenho de Zé Lins, de Vladimir Carvalho, e A Vida ao Lado, curta-metragem de Gustavo Galvão, foram os filmes exibidos na sexta-feira (24) que concorrem ao Troféu Câmara Legislativa do DF, dentro do 39º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

O documentário de Vladimir Carvalho conta passagens da vida e obra do escritor José Lins do Rego, desde a sua infância no ambiente que imortalizou nos romances do Ciclo da Cana-de-Açúcar até a maturidade e glória literária. Além de outras manifestações de sua marcante figura humana que inclui "o homem solidário e afetivo, o amante apaixonado pelas coisas simples da vida, da gente do povo e pelo time do Flamengo".

O cineasta Vladimir Carvalho, ex-professor da Universidade de Brasília, nas disciplinas de Cinema, tem uma experiência de mais de 40 anos nesta área.
 É um nome fundamental na história do documentário no Brasil, tendo aberto especialmente duas grandes vertentes: a questão da terra e dos trabalhadores no Nordeste e a fundação de Brasília, sua construção, sua história inicial, suas memórias.

:O longa O Engenho de Zé Lins concorre ao prêmio de R$ 50 mil do Troféu Câmara Legislativa ao lado de Romance do Vaqueiro Voador, de Manfredo Caldas, já exibido;
 A Inesperada Visita do Imperador, de Gilvan de Brito; e Fuga sem Destino, de Afonso Brazza, que foram mostrados neste final de semana, no Cine Brasília.

O curta de Gustavo Galvão (A Vida ao Lado) conta a história de três vizinhos que, num dia decisivo, passam a dividir a mesma experiência: o amor. Os dois filmes serão exibidos às 20h30, no Cine Brasília. Ambos também participam da competição oficial do festival.

Mais notícias sobre